Paraguai conclui primeira exportação de cenoura para o mercado argentino

Assunção, Agência IP.- Foram embarcados nesta terça-feira ao mercado argentino 25 mil quilos de cenouras paraguaias, o primeiro embarque deste setor hortícola a ser exportado, destinado até agora a atender a demanda do consumidor do mercado local.
A primeira remessa de cenouras para o mercado argentino é um marco para este setor, que é o único capaz de abastecer o mercado interno durante todo o ano, destacou Leticia Soria, diretora de Qualidade e Segurança do Serviço Nacional de Qualidade de Plantas e Sementes ( Senave).
O embarque dos 25 mil quilos é possível através da gestão do Governo Nacional e do apoio da Rede de Investimentos e Exportações (Rediex), que coloca em contato compradores de Buenos Aires e produtores do departamento de Itapúa.
«Em Buenos Aires há escassez deste item, foram entrando produtos de origem brasileira mas através do esforço decidiram adquirir a produção paraguaia. Há apenas duas semanas é que os interessados foram contactados e o negócio foi finalizado”, explicou Soria em comunicação com os meios de comunicação estatais.
Indicou que a cenoura é um item tipicamente produzido no departamento de Itapúa, de onde vem a maior parte do que se consome no mercado paraguaio, e que neste primeiro embarque de exportação três produtores cooperativos são responsáveis pelo embarque.
Soria destacou que no sector da cenoura a Senave não tem histórico de exportação mas que a produção nacional tem volume suficiente e oportunidade de ir para outros mercados.
«O que a Senave pretende é exportar itens que geralmente vêm da agricultura familiar. Somos tipicamente exportadores de cereais, mas o foco agora é exportar frutas e produtos hortícolas. “Temos condições e qualidade, é uma questão de fechar negócios com base no preço”, disse o diretor da Senave.
Nesse sentido, mencionou a promoção e os mercados conquistados para o setor bananeiro durante a atual gestão.
Destacou ainda a intenção da Senave em promover a exportação de cebola, outra área em que há muita qualidade na produção. Para tal, estamos também a trabalhar com a Rediex para estabelecer contacto e garantir todas as condições fitossanitárias para exportação.