Paraguai

Paraguai aumenta conexão aérea na região com novas rotas para o Brasil

Assunção, Agência IP.- A empresa Azul Linhas Aéreas realizou nesta segunda-feira o voo inaugural entre o Aeroporto de Campinas (São Paulo) e o Silvio Pettirossi, iniciando suas operações em nosso país que incluem também dois voos semanais para Curitiba e Recife e Florianópolis durante a alta temporada.

Com isso, são 10 companhias aéreas operando atualmente no Paraguai.

A Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) têm promovido acordos e alianças estratégicas que hoje conectam o país a importantes destinos internacionais, fortalecendo a indústria do turismo.

“Graças à melhoria da conectividade, o Paraguai mostra ao mundo que é um país aberto, acessível e preparado para receber turistas de todo o mundo”, destacou a ministra do Turismo, Angie Duarte.

O gerente geral de Planejamento Estratégico e Alianças da Azul, Victor Silva, afirmou que o voo de hoje é resultado de quase um ano de trabalho, análise e preparação. Ele destacou que amanhã acontecerá o voo inaugural Curitiba-Assunção, e que neste mesmo mês de dezembro estarão operacionais os voos sazonais de Florianópolis e Recife.

Silva destacou que expandir as operações da companhia aérea com o Paraguai tem sido uma decisão fácil, uma vez que o país apresenta bons dados econômicos e sociais, criando um bom ambiente para investimentos.

Com 150 destinos e uma frota de 200 aeronaves e uma equipe de 16 mil tripulantes, a Azul oferece conexões para diversas cidades do Brasil e uma malha internacional que permitirá chegar a Curaçao no Caribe, Orlando nos Estados Unidos, e Paris e Lisboa na Europa.

Da mesma forma, com o voo inaugural de hoje, a loja Azul Viaje, operadora turística da empresa, e a Azul Cargo Express, foram habilitadas para o transporte de mercadorias, o que ampliará a malha logística do país.

“Temos certeza de que essas novas rotas propostas pela Azul resultarão no impulso ao turismo, no fortalecimento das relações econômicas e dos laços comerciais, além do intercâmbio, no aumento da produtividade e na promoção da inovação”, disse Carmen Silva, diretora-geral de Turismo. Gestão do Senatur, em evento realizado no aeroporto Silvio Pettirossi.

Mais conexões com a região

Em resposta à crescente demanda, aumentou o número de voos para Buenos Aires, um dos principais destinos turísticos e comerciais do Paraguai, através da empresa JetSmart.

Destaca-se também a expansão da companhia aérea nacional Paranair, que lançou novas rotas para Córdoba, Jujuy e Salta. Além da rota para Salto, no Uruguai.

Por outro lado, a companhia aérea estatal Boliviana de Aviación (BOA) iniciou voos diretos entre o Paraguai e a Bolívia, o que abre novas rotas para La Paz e Santa Cruz.

Novas rotas com o Brasil

A Azul Linhas Aéreas operará voos entre Assunção e o Aeroporto de Campinas, o quinto em volume de passageiros do Brasil. A isso serão somados dois voos semanais para Curitiba (o primeiro deles será nesta terça-feira, 3 de dezembro) e voos durante o alto verão para Recife e Florianópolis.

A mesma operação será realizada pela empresa Paranair, que até o verão de 2025 oferecerá voos para Florianópolis, Rio de Janeiro e, por fim, para Punta del Este.

“Céus abertos” com a Argentina

Em agosto deste ano, foi assinado o acordo Memorando de Entendimento entre Paraguai e Argentina para liberar rotas aéreas, eliminar o limite de voos e incluir direitos de tráfego até a 9ª liberdade do ar.

Isso libera frequências de viagens e a possibilidade de novas rotas, como é o caso de Assunção-Córdoba, aprovada dias atrás pelo governo argentino.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo