Paraguai adere ao pedido de transparência e respeito aos direitos humanos na Venezuela
Assunção, Agência IP.- Em reunião convocada nesta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony J. Blinken, em Nova York, para discutir a situação na Venezuela, o ministro das Relações Exteriores, Rubén Ramírez Lezcano, ratificou a posição do Paraguai de total transparência no eleições na Venezuela e o respeito irrestrito aos valores democráticos e aos direitos humanos.
Na ocasião, foi aprovada uma declaração na qual os países apelam à libertação imediata de todos os detidos arbitrariamente sem respeito pelas garantias do devido processo, à cessação do uso excessivo da força, da violência política e do assédio contra a oposição e a sociedade civil.
Solicitam também o retorno imediato do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Venezuela e as condições necessárias para que cumpra plenamente o seu mandato, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores.
Além disso, exigem que a Venezuela respeite e cumpra os seus compromissos no âmbito da Convenção de Caracas sobre Asilo Diplomático de 1954, proporcionando passagem segura aos seis requerentes de asilo que se encontram atualmente na residência oficial da República Argentina, permitindo-lhes abandonar o território. .Venezuela.
Finalmente, afirmam que agora é o momento para os líderes políticos venezuelanos iniciarem conversações construtivas sobre a transferência de poder para resolver o impasse político do país e restaurar pacificamente as instituições democráticas, de acordo com a lei venezuelana, bem como a vontade expressa do povo. os seus votos em 28 de julho, e que apoiam os milhões de venezuelanos que continuam a arriscar as suas vidas e o seu bem-estar para exigir um futuro mais democrático, próspero e seguro para si e para o seu país.