Paraguai

Orçamento 2025: Saúde Pública investirá mais Gs 8,6 mil milhões em medicamentos, insumos, pessoal e infraestruturas

Assunção, Agência IP.- De um total de 9,602 bilhões de guaranis propostos para o ano fiscal de 2025 ao Ministério da Saúde Pública, caso aprovado pela Comissão Orçamentária Bicameral, Gs. 4,773 mil milhões serão para salários e remunerações do pessoal de saúde e garantirão a continuidade dos profissionais em todos os serviços de saúde; Gs. 3,328 bilhões para compra de medicamentos e insumos médicos e Gs. 553 mil milhões em infra-estruturas, que incluem a construção de novos hospitais e a aquisição de equipamentos médicos avançados.

A chefe do Ministério da Saúde Pública, María Teresa Barán, destacou nesta quinta-feira as ações que serão realizadas com os recursos solicitados perante a Comissão Bicameral de Orçamento do Congresso Nacional.

Os 9.602 bilhões de guaranis propostos para o próximo ano (aproximadamente 1.269 milhões de dólares) estão focados no fortalecimento dos serviços de saúde, no aumento da disponibilidade de medicamentos e na melhoria da infraestrutura do sistema público.

Caso a proposta enviada pelo Ministério da Economia e Finanças seja aprovada, a pasta da saúde receberá um aumento de 6% em relação a 2024. O objetivo é garantir cuidados de qualidade aos 90% da população que depende do sistema público de saúde. saúde.

Distribuição dos principais recursos

4.773 bilhões de guaranis são destinados a serviços pessoais para salários e remunerações do pessoal de saúde, o que representa 50% do orçamento total. Este investimento é essencial para garantir a continuidade dos profissionais que prestam cuidados em todos os serviços de saúde.

No que diz respeito a medicamentos e insumos, com uma destinação de 3.328 bilhões de guaranis para a compra de medicamentos e insumos médicos, espera-se um aumento notável de 213 bilhões de guaranis, em relação a 2024. Isso melhorará a disponibilidade de medicamentos essenciais e garantirá a continuidade dos tratamentos médicos. em hospitais públicos.

Relativamente ao investimento em infra-estruturas, o orçamento inclui um investimento de Gs. 553 mil milhões em infra-estruturas, que incluem a construção de novos hospitais e a aquisição de equipamentos médicos avançados, como mamógrafos, ultrassons e tecnologia de telemedicina.

Fortalecimento da Rede de Saúde

O investimento para o Ministério da Saúde Pública também contempla um aumento significativo no orçamento dos hospitais do sul do país, com aumentos de 50 bilhões de guaranis para Coronel Oviedo e 90 bilhões de guaranis para o Gran Hospital del Sur, a fim de fortalecer o capacidade de resposta do sistema de saúde em áreas críticas.

Com esta abordagem integral, o Ministério da Saúde reafirma seu compromisso em oferecer serviços acessíveis e de qualidade a todos os paraguaios, priorizando o bem-estar da população e a melhoria contínua do atendimento.

Execução orçamentária

Até este mês do ano, o Ministério da Saúde executou 70% do seu orçamento, prevendo-se uma execução superior a 90% até ao final de 2024, a mais alta dos últimos 20 anos. Este recorde na execução orçamental é um importante indicador de que os recursos adicionais solicitados para 2025 serão bem utilizados, com a capacidade de implementação já comprovada, afirma a pasta da saúde, que reafirma o seu compromisso em oferecer serviços acessíveis e de qualidade à população nacional, priorizando. bem-estar das pessoas e melhoria contínua dos cuidados.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo