O MOPC planeja e promove obras milionárias focadas no bem-estar do cidadão
Assunção, Agência IP.- A Ministra das Obras Públicas e Comunicações, Claudia Centurión, afirmou que o Governo está a promover projectos de infra-estruturas milionários a pensar no bem-estar do cidadão e destacou que o apoio do sector privado é fundamental para enfrentar este desafio.
Centurión liderou, junto com o presidente da República, Santiago Peña, nesta terça-feira, a abertura do Fórum Latino-Americano de Infraestrutura, que reúne empresários, autoridades públicas, organizações internacionais, academia e convidados ligados ao desenvolvimento de infraestrutura em toda a América Latina.
Durante seu discurso, embora tenha admitido que o Paraguai continua com uma lacuna significativa em infraestrutura, é uma situação que o desafia como Governo, pois a quantidade de obras deve necessariamente ser acompanhada, sobretudo, pela qualidade, aspecto fundamental para o desenvolvimento .
Salientou que as infra-estruturas são feitas e planeadas a partir do cidadão, estes desafios devem ser suportados por um plano de infra-estruturas que acompanhe o crescimento, mas que tenha tempo para a componente de justiça social.
Para o efeito, especificou que o Governo está a promover um projecto de 250 milhões de dólares para investimento em estradas locais, enquanto outros 450 milhões de dólares estão em processo de licitação para o sector da água e saneamento.
Da mesma forma, foi destinado à pavimentação um pacote de 100 milhões de dólares, em decorrência da renegociação da tarifa de Itaipu. Também se somam sete grandes hospitais e 200 milhões de dólares para a reconversão da cidade de Assunção e construção de habitação social para o bairro capital de Tacumbú.
“Temos também mais de 100 milhões perto de serem concursados para reabilitar mais de 316 escolas, todos estes processos estão em plena licitação, vários deles já com contratos assinados, outras obras em curso e prestes a arrancar”, explicou o responsável da o MOPC.
Promova maior conexão
Por outro lado, o secretário de Estado enfatizou a importância da realização do evento. “Este fórum é um local propício para falar de uma agenda que tem a missão de conectar e fortalecer as nossas relações, unindo-nos de forma física e tangível, através de uma infraestrutura que promova o nosso desenvolvimento económico, humano e ambiental”, enfatizou.
Afirmou que o Paraguai reúne todas as condições para se posicionar como ator-chave no diálogo sobre a integração das nações.
Nessa ordem, destacou também que a América Latina é uma das regiões com maior potencial do mundo e, portanto, requer avanços de forma muito mais decisiva nos processos de integração física, energética, comercial e de intercâmbio cultural, para o plena implantação de suas capacidades.
“Estamos convencidos e comprometidos que o desenvolvimento das nossas infraestruturas tem um impacto real e produtivo nas pessoas e que esse impacto melhora a qualidade de vida dos nossos compatriotas”, sublinhou.