Paraguai

O MOPC planeja e promove obras milionárias focadas no bem-estar do cidadão

Assunção, Agência IP.- A Ministra das Obras Públicas e Comunicações, Claudia Centurión, afirmou que o Governo está a promover projectos de infra-estruturas milionários a pensar no bem-estar do cidadão e destacou que o apoio do sector privado é fundamental para enfrentar este desafio.

Centurión liderou, junto com o presidente da República, Santiago Peña, nesta terça-feira, a abertura do Fórum Latino-Americano de Infraestrutura, que reúne empresários, autoridades públicas, organizações internacionais, academia e convidados ligados ao desenvolvimento de infraestrutura em toda a América Latina.

Durante seu discurso, embora tenha admitido que o Paraguai continua com uma lacuna significativa em infraestrutura, é uma situação que o desafia como Governo, pois a quantidade de obras deve necessariamente ser acompanhada, sobretudo, pela qualidade, aspecto fundamental para o desenvolvimento .

Salientou que as infra-estruturas são feitas e planeadas a partir do cidadão, estes desafios devem ser suportados por um plano de infra-estruturas que acompanhe o crescimento, mas que tenha tempo para a componente de justiça social.

Para o efeito, especificou que o Governo está a promover um projecto de 250 milhões de dólares para investimento em estradas locais, enquanto outros 450 milhões de dólares estão em processo de licitação para o sector da água e saneamento.

Da mesma forma, foi destinado à pavimentação um pacote de 100 milhões de dólares, em decorrência da renegociação da tarifa de Itaipu. Também se somam sete grandes hospitais e 200 milhões de dólares para a reconversão da cidade de Assunção e construção de habitação social para o bairro capital de Tacumbú.

“Temos também mais de 100 milhões perto de serem concursados ​​para reabilitar mais de 316 escolas, todos estes processos estão em plena licitação, vários deles já com contratos assinados, outras obras em curso e prestes a arrancar”, explicou o responsável da o MOPC.

Promova maior conexão

Por outro lado, o secretário de Estado enfatizou a importância da realização do evento. “Este fórum é um local propício para falar de uma agenda que tem a missão de conectar e fortalecer as nossas relações, unindo-nos de forma física e tangível, através de uma infraestrutura que promova o nosso desenvolvimento económico, humano e ambiental”, enfatizou.

Afirmou que o Paraguai reúne todas as condições para se posicionar como ator-chave no diálogo sobre a integração das nações.

Nessa ordem, destacou também que a América Latina é uma das regiões com maior potencial do mundo e, portanto, requer avanços de forma muito mais decisiva nos processos de integração física, energética, comercial e de intercâmbio cultural, para o plena implantação de suas capacidades.

“Estamos convencidos e comprometidos que o desenvolvimento das nossas infraestruturas tem um impacto real e produtivo nas pessoas e que esse impacto melhora a qualidade de vida dos nossos compatriotas”, sublinhou.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo