O Governo forneceu até agora mais de 4 milhões de litros de água às comunidades do Chaco Paraguaio
Assunção, Agência IP.- Desde o início da Operação até o momento, foram fornecidos 4.650.000 litros do líquido vital às famílias dos departamentos de Presidente Hayes, Boquerón e Alto Paraguai.
O décimo primeiro contingente de caminhões e caminhões-tanque das Forças Armadas da Nação, de outras instituições do Estado e do setor privado, distribuiu nesta quinta-feira 415 mil litros de água potável a diferentes comunidades do Chaco paraguaio.
Neste contexto, nas últimas semanas, mais de 1.400 moradores do Chaco paraguaio foram abastecidos com água potável, através de esforços coordenados entre vários municípios e o Ministério de Obras Públicas e Comunicações, que incluíram comunidades indígenas, como assentamentos rurais que enfrentam dificuldades de acesso recursos hídricos.
No departamento de Boquerón, o líquido vital foi distribuído às comunidades indígenas de Filadélfia e Mariscal Estigarribia. Na Filadélfia foram abastecidas as comunidades de 10 de junho, Amistad, Jesubi e Santo Domingo.
Da mesma forma, em Mariscal Estigarribia, o abastecimento chegou às comunidades de Laguna Negra, Primavera, Comunidade 220, Santa Teresita, Campo Loa e D17, beneficiando um total de 96 famílias.
Por outro lado, no departamento de Presidente Hayes, foi prestada assistência à comunidade de Pozo Colorado e seu entorno, incluindo as comunidades indígenas de Neposen e Masedonia.
Estas ações fazem parte do esforço constante para garantir o acesso à água potável numa das regiões mais áridas do país, onde a escassez de água representa um desafio permanente para os seus habitantes.
A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida das comunidades do Chaco, proporcionando um recurso vital para a subsistência e o desenvolvimento.