Paraguai

Neste domingo é feito um ajuste no horário de verão, que pode ser o horário definitivo no Paraguai

Assunção, Agência IP.- Neste domingo, 6 de outubro, ocorre a mudança de horário no Paraguai, adiantando os relógios em 60 minutos. Desta forma, realiza-se a habitual adaptação ao horário de verão, que poderá ser de utilidade definitiva para o país a partir de lei aprovada no Congresso.

No primeiro domingo de outubro é feito o ajuste ao horário oficial da República do Paraguai, estabelecido em UTC-3 para o verão, conforme decreto presidencial 3.638 em vigor desde 2009.

Por isso, a partir da meia-noite deste domingo, 6 de outubro, o horário oficial deverá ser adiantado em 60 minutos em todo o território nacional. Este horário foi novamente ajustado para o horário de inverno no último domingo de março.

Porém, devido a uma lei aprovada recentemente pelo Congresso, esta pode ser a última vez que esse ajuste será feito, uma vez que o horário de verão seria definitivo para o país, conforme estabelece a regulamentação.

A proposta foi sancionada pelas duas câmaras do Congresso Nacional e enviada ao Poder Executivo para sua promulgação ou veto.

Caso a lei seja aprovada, por meio de decreto do Executivo, o Paraguai terá como horário -3 GMT ao longo do ano, mesmo horário que vale para Argentina, Uruguai, Chile e alguns estados do Brasil.

“A persistência ou permanência do horário de verão favorece as condições de segurança dentro do nosso país, porque há um melhor aproveitamento do sol durante a tarde”, disse o presidente da Câmara dos Deputados, Raúl Latorre.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo