Moradores de Nueva Esperanza participaram de sessões de educação ambiental
Assunção, Agência IP.- A Itaipu realizou dois dias de conscientização ambiental em comunidades próximas à Reserva Natural Pozuelo e contou com a presença de 250 pessoas, entre professores, alunos e pais.
As atividades aconteceram na Escola Básica nº 1.579 do município de Puerto Adela e na Escola Básica nº 4.285 Don Carlos A. López de Colonia Itambey, distrito de Nueva Esperanza, informou a Binacional.
Ambos os eventos incluíram exposições interativas sobre cuidados com o ar, preservação da água, uso racional de energia e gestão de resíduos sólidos para reciclagem.
Além disso, foram exibidos vídeos educativos sobre mudanças climáticas, com foco em soluções por meio de boas práticas individuais e coletivas. Os alunos participaram ativamente em dinâmicas sobre a correta separação de resíduos, adquirindo conhecimentos práticos para aplicar no seu ambiente.
Além disso, a Binacional doou insumos fundamentais para reforçar essas práticas ambientais. Entregou lixeiras seletivas para separação de resíduos, além de mudas florestais e ornamentais, a fim de contribuir com a melhoria do ambiente escolar. O dia no município de Puerto Adela foi acompanhado pelo chefe comunal, Agapito Melgarejo e sua delegação.
Ignacio Riquelme, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, destacou a importância dessas áreas de fronteira e transição, que fazem parte da Reserva da Biosfera de Itaipu (RBI). Ele sublinhou que nesta região existem comunidades que necessitam de apoio abrangente para alcançar o seu empoderamento e desenvolvimento sustentável.
“Essas ações fazem parte do nosso compromisso de fortalecer as capacidades locais, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades”, mencionou o profissional. Neste contexto, a Reserva Natural de Pozuelo é um dos núcleos centrais da RBI, o que reforça o seu papel fundamental na conservação e no equilíbrio ecológico.
Com essas iniciativas, a Itaipu reafirma seu compromisso com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, fornecendo ferramentas às comunidades fronteiriças para que possam participar ativamente na conservação do seu ambiente natural e na construção de um futuro mais consciente e equilibrado.