Monitoramento ambiental na Reserva de Recursos Manejados de Ybytyruzú
Assunção, Agência IP.- A amostragem de solo foi realizada dentro das áreas silvestres protegidas da Reserva de Recursos Manejados de Ybytyruzú, com o objetivo de medir a porcentagem de sequestro total de carbono no solo.
Técnicos do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Mades), em colaboração com guardas florestais, realizam este trabalho, cujas amostras são analisadas no laboratório da instituição, para determinar não só a absorção de carbono, mas também o nitrogênio total no solo e detritos. , serapilheira, umidade e densidade do solo na estação seca.
Os resultados destes estudos são cruciais para compreender o comportamento do solo e a sua capacidade como sumidouro de dióxido de carbono (CO2), captando este gás da atmosfera e armazenando-o naturalmente no solo.
Estas tarefas são enfrentadas em duas estações: a estação chuvosa e a estação seca. O objectivo da recolha destas amostras é obter dados precisos que valorizem estas áreas como importantes depósitos de armazenamento de carbono, contribuindo assim para a mitigação das alterações climáticas, informou Mades.