Missão técnica visita zona de futuras obras de água e saneamento no leste do país
Assunção, Agência IP.- Uma importante missão técnica e ambiental percorreu a região metropolitana de Ciudad del Este, Alto Paraná, departamento do Alto Paraná, onde será desenvolvido o programa de água potável e saneamento.
A actividade contou com especialistas nacionais e internacionais que avaliaram futuros locais de intervenção, informou o Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
A equipe multidisciplinar foi formada por especialistas do MOPC, da Diretoria de Água Potável e Saneamento (Dapsan), da Diretoria de Gestão Socioambiental (DGSA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Agência de Cooperação Internacional do Japão ( JICA) e a Empresa Paraguaia de Serviços de Saúde (Essap).
Vale ressaltar que o plano prevê a construção de estações de tratamento de esgoto sanitário, esgoto e água potável, além de um centro de distribuição que beneficiará Ciudad del Este e Presidente Franco.
Durante o passeio, os técnicos analisaram as metodologias de trabalho e definiram estratégias para mitigar possíveis impactos ambientais.
Sobre o projeto
Actualmente, em fase de análise no âmbito do processo de licitação, a iniciativa tem um investimento estimado em G. 200 mil milhões e deverá beneficiar mais de 300 mil pessoas, ou seja, 45 mil habitações com acesso a água potável.
Soma-se a isso o novo sistema de esgotamento sanitário, que significa melhor qualidade de vida para a população, garantindo um ambiente mais saudável e sustentável.