Missão europeia de assistência técnica ao sector da educação culmina com conquistas positivas
Assunção, Agência IP.- Foi encerrada a Assistência Técnica “Apoio ao setor educacional no Paraguai” da Agência Alemã de Cooperação GIZ, com apoio financeiro da União Europeia. As autoridades relataram os resultados efetivos na implementação de ações para fortalecer a qualidade educacional no nosso país e na prestação de serviços públicos eficientes na área da educação, através do fortalecimento institucional do Ministério da Educação e Ciências.
Foi durante o evento presidido pelo chefe da pasta educacional, Luis Fernando Ramírez, com a participação do vice-ministro do Ensino Superior, Federico Mora; o representante da delegação da UE no Paraguai, Miguel Ángel Varela; o chefe de Assistência Técnica, Federico Mejer e outras autoridades educacionais e internacionais.
O ministro Ramírez destacou que foram realizadas obras básicas que permitirão ordenar um sistema que estava em desordem, a administração de um sistema que descarrilou. Ele sustentou que não são ações menores, talvez invisíveis para quem não olha além. Quem olha para o futuro acredita na estrutura e conseguimos isso com qualidade, afirmou.
Ele garantiu que na expectativa do que virá depois dessa assistência, há o compromisso e o direcionamento para devolver ao MEC a gestão dos projetos educacionais e dos projetos estruturantes, em todas as suas linhas e em todas as suas áreas.
Sustentou que a mordomia será recuperada, não pela imposição de uma ideia, mas com uma sucessão de ações, numa dinâmica em que se estabelecerão os passos para crescer. Neste ponto ele disse que vão planejar como continuar e quais são os pontos que levarão à solução.
O responsável pela pasta educativa destacou ainda que têm muito para continuar a crescer e fazer pontes entre o Ensino Superior e o Ensino Secundário. Afirmou que devem olhar para este caminho de fortalecimento da estrutura do ministério, para que o que planejamos e fazemos seja acompanhado por pessoas formadas e preparadas para avançar neste projeto que não vai acabar conosco, mas vai estender. Ramírez acrescentou.
Por sua vez, o Vice-Ministro do Ensino Superior, Federico Mora, analisou os resultados alcançados com esta Assistência Técnica, salientando que foi criado o Cadastro Único de Estudantes do Ensino Superior; o Sistema Nacional de Créditos Acadêmicos; Os dados do Cadastro Nacional de Carreiras do Conselho Nacional de Ensino Superior foram padronizados para facilitar o registro dos diplomas vinculados à RUE.
Além da informatização do seu sistema e da digitalização de todos os processos acadêmicos, consultorias de revisão de perfis, criação da Comissão de Pesquisa em Medicamentos, entre outros.
Por sua vez, o chefe da Assistência Técnica da GIZ, Federico Mejer, informou que obtiveram os resultados e conquistas projetadas, que estarão num documento que estará disponível em formato digital, com dados sobre as 51 assistências e mais de 29 linhas. de intervenção que o projecto teve nos seus 34 meses de desenvolvimento, onde tudo foi feito com enorme empenho e profissionalismo e a dedicação de todas as equipas técnicas do MEC, destacou.
A assistência centrou os seus projectos na melhoria e expansão das capacidades organizacionais e técnicas dos funcionários do Ministério da Educação e de outros actores envolvidos na gestão educativa, aos níveis central, departamental e local, com critérios de eficiência, transparência, orientação para resultados e utilização de ferramentas tecnológicas.
Da mesma forma, na optimização da prestação de serviços educativos através da actualização de regulamentos, aplicação de mecanismos de simplificação de processos, melhoria das estruturas organizacionais, desenvolvimento de estratégias de comunicação para satisfazer as necessidades e expectativas dos actores educativos e utilizadores do Sistema Educativo Nacional, entre outros. .