Paraguai

Ministro destaca que Orçamento 2025 prioriza setores fundamentais e é o melhor da era democrática

Assunção, Agência IP.- O Ministro da Economia e Finanças, Carlos Fernández Valdovinos, destacou que o orçamento alcançado para 2025 atribui recursos importantes a quatro sectores fundamentais definidos pelo Governo, saúde, educação, segurança e protecção social. Afirmou que este orçamento é “o melhor orçamento da era democrática”.

“Se olharmos para quanto vão estes quatro sectores prioritários, pode não ser um orçamento perfeito, mas de longe é o que está a dar mais recursos a estes quatro sectores”, disse Fernández na reunião do Conselho de Ministros reuniram-se esta terça-feira.

Na reunião foi feita uma avaliação das metas alcançadas durante o ano e, nesse sentido, o ministro Fernández afirmou que o objetivo da administração “não é ter um bom número num relatório do Fundo Monetário, mas sim que as pessoas para realmente sentir o que é melhor.”

Neste sentido, manifestou a expectativa de que, com a criação de emprego que está a ocorrer e o reforço do alcance dos vários programas sociais, o país feche o ano com bons números nos resultados sociais, ou seja, na redução do taxa de pobreza para o final deste ano.

Por outro lado, o ministro referiu-se ao posicionamento internacional que o Paraguai alcançou neste período, destacando que “a maior conquista deste ano da gestão deste governo foi justamente alcançar o grau de investimento”.

Disse ainda que o acordo alcançado com o Brasil em relação a Itaipu está a deixar uma boa quantidade de recursos que irão complementar o orçamento do Ministério das Obras Públicas e Comunicações, para realizar as obras de infra-estruturas que são necessárias no país.

O ministro destacou ainda o posicionamento que o Paraguai está tendo internacionalmente com o Acordo Mercosul da União Europeia, que beneficiará 95% das exportações do Paraguai para a Europa sem qualquer tipo de tarifa.

Nesse ponto mencionou que “o lucro não está nos bens que exportamos agora, mas em todos os bens que ainda não exportamos”.

Por fim, referiu-se à intenção do governo de fazer parte da OCDE e de o Paraguai ser membro deste grupo.

Ele afirmou que isso será muito importante para o Paraguai, porque é um selo de qualidade. “Já iniciamos formalmente esse processo, vamos solicitá-lo no próximo ano, assim que passarmos alguns pré-requisitos antes de solicitá-lo”, disse.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo