Ministro chileno valoriza impacto dos eventos esportivos no Paraguai e no Chile
Assunção, Agência IP.- Em recente entrevista ao programa Tribuna da TV Paraguai, o Ministro dos Esportes do Chile, Jaime Pizarro, compartilhou sua perspectiva sobre o impacto dos grandes eventos esportivos, destacando os efeitos positivos que competições como os Jogos do Sul e os Jogos Pan-Americanos.
Pizarro, questionado sobre sua impressão a respeito da evolução do cenário esportivo no Paraguai, expressou: «Acho que essas histórias às vezes são bastante semelhantes entre nossos países. “O Chile também vem organizando os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, que se revelaram um grande evento”. O ministro destacou como o investimento em infra-estruturas desportivas representa melhorias tangíveis, ao mesmo tempo que gera um estímulo importante para a continuidade da actividade desportiva.
O diálogo também abordou os desafios que ambos os países enfrentaram na organização destes eventos. No caso do Paraguai, foi mencionado que havia dúvidas sobre a viabilidade dos Jogos do Sul, mesmo com tentativas de sua suspensão, mas que finalmente foram concretizados, deixando um “interessante legado esportivo”. Pizarro enfatizou como a determinação em sediar estes eventos capacitou atletas, treinadores e administradores de instalações esportivas, garantindo um futuro promissor para mais competições internacionais.
Além disso, o ministro chileno mencionou os avanços de seu país em termos de inclusão, destacando o primeiro centro esportivo do esporte paraolímpico e a designação do Chile como sede dos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais de 2027 «Além disso, temos trabalhado muito com os Jogos Especiais. Olimpíadas do Chile em relação também a ampliar a presença desses atletas e dessas diferentes modalidades em todo o território como forma de promover efetivamente a inclusão”, comentou.
Pizarro destacou ainda a importância de criar ambientes seguros para os jovens e a necessidade de reduzir o tempo diante das telas: “Tem a ver também com a sua formação, com processos de vida o mais abrangentes possível, com estar em espaços seguros para nossos jovens, nossas crianças”, acrescentou.
O legado desses eventos esportivos, tanto no Paraguai quanto no Chile, vai além da infraestrutura. “É um convite a sonhar… esse sonho é um ideal, é um desafio, muitas vezes ajuda a perseverar, a dedicar-se, a ter entusiasmo”, concluiu Pizarro, reafirmando que o desporto é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento social e emocional. desenvolvimento das pessoas e um motor para o crescimento das nações.