Paraguai

Ministra da Saúde destaca atuação dos obstetras na prevenção de mortes maternas

Assunção, Agência IP.- Por ocasião do Dia Internacional do Obstetra, comemorado neste 31 de agosto, o Ministério da Saúde organizou um encontro com profissionais e autoridades. A Ministra da Saúde, María Teresa Barán, destacou o trabalho dos obstetras na assistência pré-natal e pós-natal.

Os obstetras desempenham papel importante na prevenção de mortes evitáveis ​​e na transmissão de conhecimentos às mães e fazem parte da equipe de saúde da família.

“O que buscamos é ter zero mortes evitáveis, porque uma morte que pode ser evitada é uma família feliz, é uma família inteira, é uma família contida. Uma morte que não podemos evitar é a de uma família que se desintegra, porque todos sabemos que no Paraguai o chefe da família é a mulher, e quando morre uma mãe, morre uma família. Então vejam a importância da obstetrícia no Paraguai”, disse o ministro durante o evento.

Por sua vez, a Diretora Nacional de Obstetrícia, Lic. Myrian Espínola, enfatizou que os obstetras são uma parte importante das equipas de cuidados de saúde primários para iniciar tratamentos e fazer encaminhamentos atempados.

“Como obstetras, somos a porta de entrada nos serviços de saúde, principalmente no atendimento às gestantes e no acompanhamento da gravidez por meio do pré-natal. Somos também uma parte importante da equipa de cuidados de saúde primários e temos tarefas fundamentais como identificar factores de risco, iniciar tratamentos e fazer encaminhamentos atempados”, disse o lic. Espínola.

A Direção de Obstetrícia do Ministério da Saúde organizou o dia de comemoração para reconhecer o trabalho dos obstetras de todo o país e destacar o seu compromisso com a saúde materna.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo