Ministério do Ambiente promove liderança jovem na luta contra as alterações climáticas
Assunção, Agência IP.- O Ministério do Ambiente (Mades) realizou esta terça-feira o workshop “Juventude pela Acção Climática”, uma iniciativa de formação sobre alterações climáticas e promoção da participação dos jovens na tomada de decisões climáticas a nível local.
O Ministro de Mades, Rolando De Barros, destacou que o objetivo é que os jovens sejam protagonistas ativos, manipulem informações precisas e se tornem agentes multiplicadores.
O workshop foi organizado no âmbito do projeto “Desenvolvimento de Capacidades para a Melhoria da Transparência Climática no Paraguai” (CBIT Paraguai) e aconteceu na Casa de Integração do CAF.
O Paraguai comprometeu-se a cumprir as suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), focadas na redução das emissões de gases com efeito de estufa e na adaptação aos impactos climáticos, em linha com o Acordo de Paris. O workshop destacou a importância de integrar a voz dos jovens, especialmente em fóruns onde os jovens apresentaram soluções inovadoras em energias renováveis e agricultura sustentável.
A participação de palestrantes de destaque, como Federico Geli do PNUMA, o Gerente Regional SUL do CAF, Jorge Srur, Silvia Morimoto do PNUD e o Ministro do Meio Ambiente, Rolando De Barros Barreto, que destacaram o papel fundamental dos jovens na construção um futuro sustentável. Este workshop, apoiado pelo PNUA e pelo PNUD, reforça o compromisso de ambas as organizações com a inclusão dos jovens na luta contra as alterações climáticas.