Paraguai

Ministério da Saúde realiza primeira grande reforma do Hospital Itauguá em 34 anos

Assunção, Agência IP.- O Hospital Nacional de Itauguá está em processo de modernização e reforma em áreas críticas, enquanto o Governo tem projeto para construir uma nova sede e ampliar sua capacidade de atendimento.

Pela primeira vez em 34 anos, estão a ser realizadas renovações desta envergadura em zonas sensíveis que, desde então, apenas foram intervencionadas com pequenas obras, indicou o Ministério da Saúde.

As áreas que têm renovação total prevista correspondem a Nefrologia, Oncologia, Adultos, Cuidados Intensivos e Urgências.

“Os sectores que começámos a renovar e remodelar são as áreas críticas. O serviço de Nefrologia dispõe de pinturas e pavimentos novos, ar condicionado central, sala de espera para doentes renais e seus familiares, tendo em conta as necessidades dos utentes que aguardam para entrar nas sessões de diálise», explicou o diretor do hospital, Dr. Miguel Ferreira.

“Daqui a mais dias chegarão 15 novas máquinas de hemodiálise e teremos uma renovação total do setor de nefrologia que, em 34 anos, não viu nenhum reparo dessa magnitude”, afirmou.

No serviço de terapia intensiva adulto foi realizada uma reforma completa das instalações, com novas pinturas e pisos, além de móveis, com reforma de leitos, monitores, respiradores e todos os equipamentos.

“Também renovamos completamente o setor de oncologia, e os pacientes com diagnóstico de câncer, tanto de mama, renal, gastrointestinal, quanto hematológico, são recebidos e atendidos em um ambiente totalmente estéril para eles, com pisos, banheiros, ar condicionado “novos ”, explicou o Dr. Ferreira, acrescentando que também estão em curso obras na sala de espera do Serviço de Urgência.

Novo projeto hospitalar

Em uma propriedade de 60 hectares atrás do hospital, será construída uma nova sede que pretende ser o maior hospital da rede pública. Terá 720 leitos e aumentará a capacidade do centro cirúrgico, de 12 para 20 leitos.

O Governo já tem o estudo de viabilidade para o que será um investimento de US$ 150 milhões.

Neste momento, encontra-se em apreciação na Direção Nacional de Compras Públicas o concurso para a LPN n.º 48/2024 – “Manutenção e Reparação Predial de Hospitais Especializados do Departamento Central e Capital”, no valor de G. 40.000.000. Isto permitirá também a continuidade dos trabalhos neste e noutros serviços do Ministério da Saúde.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo