MIC formaliza aliança com o sector cooperativo para promover empreendedores rurais
Assunção, Agência IP.- Com o objetivo de promover e articular o desenvolvimento e a competitividade das micro, pequenas e médias empresas e empreendedores, o Vice-Ministério das MPMEs e a Confederação Paraguaia de Cooperativas Rurais assinaram um acordo de cooperação mútua.
Este acordo é feito com o objetivo de promover o empreendedorismo, facilitar a formalização de negócios e melhorar o acesso ao financiamento, ao investimento e aos mercados, especialmente para os empresários rurais.
O Vice-Ministro das MPME, Gustavo Giménez, destacou a relevância da aliança com o setor cooperativo, que tem uma presença sólida em todo o território nacional, sublinhando que esta colaboração visa promover a cultura empreendedora, simplificar os procedimentos para a formalização de Micro, pequenas e médias empresas e facilitar a sua inclusão financeira.
Destacou que o sector cooperativo dispõe das infra-estruturas e conhecimentos necessários para acompanhar os empreendedores no seu desenvolvimento e que o Ministério quer contribuir para tornar este processo ágil, digital e acessível.
Sublinhou a importância de trabalharmos em conjunto para finalizar um plano de acção que tenha um impacto positivo no desenvolvimento económico e social do país, especialmente nas zonas rurais.
Giménez disse que o Ministério da Indústria e Comércio quer chegar a toda a população do país, com o objectivo de desenvolver e promover a formalização das nossas MPME, com possibilidade de inclusão financeira e acesso a novos mercados.
Por sua vez, a presidente da Confederação, Simona Cavazzutti, manifestou satisfação com a assinatura do acordo e destacou a importância de oferecer apoio integral aos empresários e cooperativas de todo o país.
Afirmou que como Confederação é fundamental promover a formalização do trabalho e facilitar o acesso ao mercado. Indicou que este acordo representa uma grande oportunidade para acompanhar os associados no seu caminho para o sucesso empresarial.
Ele informou ainda que o Concopar continuará oferecendo treinamento, assistência logística e apoio aos empreendedores, buscando tornar o caminho mais acessível para quem deseja abrir o próprio negócio.
O acordo entre o Vice-Ministério das MPMEs e a Confederação Paraguaia de Cooperativas Rurais (Concopar) também contempla a promoção da pesquisa, inovação e adoção de novas tecnologias para melhorar a competitividade das MPMEs e dos empresários associados às cooperativas.