Paraguai

Menos consultas sobre gripe: pedem para não baixar a guarda

Assunção, Agência IP.- Embora o número de consultas de gripe reflita uma diminuição significativa face à semana anterior, a curva de tendência ainda se encontra acima do limiar de alerta. O Ministério da Saúde pede para não baixarmos a guarda.

O Ministério da Saúde recomenda como medida preventiva caso apresente febre, tosse ou outros sintomas respiratórios ou qualquer desconforto, procure atendimento médico e evite a automedicação.

Enfatiza ainda a necessidade de manter hábitos de higiene como lavar as mãos correta e frequentemente, bem como ventilar ambientes fechados, cobrir a boca e o nariz com lenço de papel ao tossir ou espirrar e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais de doença. doença respiratória.

Nesse mesmo sentido, a pasta da saúde alega que é vital o acesso à vacinação contra os vírus respiratórios circulantes. As vacinas contra a covid-19 e a gripe estão disponíveis a partir dos 6 meses de idade, nos centros de vacinação do país.

Na presença de febre ou sintomas respiratórios (tosse, dor de garganta ou outros), é recomendado o uso de máscara, procurar atendimento médico e não se automedicar, a fim de prevenir complicações do quadro.

Lembre-se também que a consulta médica oportuna é essencial para obter um diagnóstico, determinar o vírus, receber o tratamento correspondente e cumprir o repouso para evitar a propagação da doença.

Situação epidemiológica

O relatório atualizado do Programa Especial de Vigilância e Sentinela da Diretoria de Vigilância em Saúde registrou 28.194 consultas por gripe na última semana (SE) 39, observando queda de 15% na procura por consultas em relação à semana anterior. No entanto, a curva de tendência ainda está acima do limite de alerta.

Relativamente ao número de pessoas hospitalizadas por infeções respiratórias agudas graves (IRAG), também se observou uma ligeira diminuição de 1% nos centros sentinela.

No final da semana (SE) 39 estavam registados 338 internamentos por infeções respiratórias agudas graves, dos quais 59% correspondem à idade pediátrica.

51% destes internamentos foram registados no grupo de crianças menores de 2 anos e 41% em adultos, dos quais 54% têm mais de 60 anos.

No país, o SARS-CoV2 aparece predominante entre os vírus circulantes identificados na última semana. A circulação de Parainfluenza, Rinovírus, Metapneumovírus, Influenza B, vírus sincicial respiratório (RSV) e Adenovírus também é relatada.

COVID-19

A semana (SE) 39 fechou com 140 casos confirmados de covid-19, evidenciando uma diminuição de 24% em relação à semana anterior. Quinze regiões do país apresentam casos da infecção; 52% vêm do departamento Central. O maior número de infecções até agora foi detectado na faixa etária de 20 a 59 anos.

Um total de 2.348 amostras foram processadas para SARS-CoV2. A taxa de positividade é de 6%.

Neste período, 20 pessoas foram internadas por covid-19, sendo que uma delas foi internada nos cuidados intensivos. A maior carga de internações é observada no grupo pediátrico.

De acordo com o relatório atualizado, nenhuma morte foi confirmada no final desta semana.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo