Marina Cué: formalizam a transferência de terras ao Indert para sua transferência aos beneficiários

Assunção, Agência IP.- Nesta segunda-feira, o Cartório do Governo entregou o documento que transfere oficialmente as terras da comunidade Marina Cué, no departamento de Canindeyú, em favor do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e Fundiário (INDERT) para sua posterior transferência aos seus atuais beneficiários.
A transferência ocorre no âmbito do processo de cumprimento da lei de desafetação de terras que foram classificadas como áreas silvestres protegidas, entre o Instituto de Desenvolvimento Rural e Fundiário (Indert) e o Ministério do Meio Ambiente, em Marina Cué, em favor dos moradores se instalaram no local.
Estas mesmas terras foram palco, em 2012, de um confronto entre ocupantes e policiais que resultou na morte de 17 pessoas.
Na sua mensagem durante a cerimónia oficial de transferência desta segunda-feira, o núncio apostólico Vicenzo Turturro expressou que este ato é um símbolo a favor da vida e do direito das famílias camponesas a viver com dignidade e a possuir terras com todas as garantias legais.
A partir dessa transferência, o Indert avançará na entrega dos títulos de propriedade em favor das famílias assentadas no local.
O presidente do Indert, Francisco Ruiz Díaz, afirmou que este processo será muito ágil, pois o trabalho de coleta de dados já foi realizado pelo Indert.