Paraguai

Mamografia salva vidas através da detecção precoce do câncer de mama em Concepción

Assunção, Agência IP.- O Ministério da Saúde Pública informa que 15 dias após a sua ativação no Hospital Distrital de Horqueta, o serviço de mamografia está fazendo a diferença na saúde das mulheres da região. Foram realizadas mais de 70 mamografias e os casos detectados nas fases iniciais reforçam o seu impacto positivo.

Antes dos esforços do Governo do Paraguai, Concepción não possuía nenhum mamógrafo. Através dos esforços realizados, o departamento conta com três mamógrafos estrategicamente distribuídos. Este aumento enquadra-se num projecto nacional que duplicou as equipas no país, passando de 24 para 56, com o objectivo de garantir diagnósticos atempados e reduzir as taxas de mortalidade por cancro da mama.

O novo mamógrafo instalado no serviço já detectou casos de câncer de mama em estágio inicial, dando esperança a dezenas de mulheres.

A técnica de radiologia responsável pelo serviço, Mirtha Fernández, expressou que antes muitas pessoas tinham que se deslocar a outros departamentos para fazer estudos, mas agora têm este serviço ao seu alcance. Ele relatou ainda que atendem cinco pacientes por dia e que até mulheres de outras cidades vêm ao hospital para aproveitar esse avanço.

Os pacientes realizam o estudo no hospital e recebem os resultados em formato digital para levá-los aos especialistas de Concepción. Esse processo otimiza tempo e garante atendimento mais rápido.

Fernández convidou todas as mulheres a fazerem mamografia a partir dos 40 anos. Ele disse que é um procedimento que não dói e pode salvar vidas. Agora, mais do que nunca, a prevenção é fundamental”, acrescentou.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo