Paraguai

Mais de 5.000 empregos foram gerados através de investimentos realizados no âmbito da Lei 60/90

Assunção, Agência IP.- Até Outubro, o número de empregos ligados aos investimentos previstos na Lei 60/90 ascende a 5.010, o que representa um aumento de 145%, face ao mesmo período do ano anterior.

85% da força de trabalho projetada ao final de outubro está concentrada nos setores de produtos alimentícios, com 3.227 cargos; seguido por plásticos, vestuário e têxteis, produtos químicos e farmacêuticos, produção e armazenamento de grãos.

O Vice-Ministério da Indústria informou que no décimo mês do ano desembarcaram no país cerca de 21 projectos de investimento ao abrigo da Lei 60/90, no valor de 21,4 milhões de dólares. 60% dos investimentos projetados estão concentrados nas áreas de vestuário e têxteis; eletricidade e eletrônica; produção e armazenamento de grãos.

Da mesma forma, de Janeiro a Outubro, os investimentos projectados no âmbito deste incentivo económico totalizaram 315 milhões de dólares, registando uma variação positiva de 5%, face ao mesmo período do ano anterior, quando foi de 300 milhões de dólares.

Relativamente aos investimentos projectados nos primeiros 10 meses de 2024, 202 milhões de dólares são de origem nacional, o que equivale a mais 4% do que o alcançado no mesmo período do ano passado. Entretanto, os investimentos de origem estrangeira ascenderam a 113 milhões de dólares, registando um aumento de 6% face a 2023.

Quando repartidos por sectores económicos, 96% dos investimentos projectados concentram-se principalmente no sector secundário; enquanto, no sector primário, 3% e no sector terciário, 1%, diz o relatório do Vice-Ministério da Indústria.

Quanto à origem dos investimentos acumulados, 85% destes estão concentrados nos departamentos Central, Alto Paraná, Canindeyú, Paraguarí e Capital. Essas localidades se destacam por possuírem uma logística estratégica, levando em consideração a proximidade com países vizinhos como Brasil e Argentina.

Estes resultados mostram o bom dinamismo registado no desembarque de investimentos no território nacional, o que por sua vez aponta para o desenvolvimento económico nacional e para o aumento da força de trabalho, afirma o relatório.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo