Limpeza e compromisso ambiental com as comunidades: o trabalho do CPV após cada comício
Assunção, Agência IP.- O Centro Paraguaio de Roda Voadora (CPV), liderado por Carlos Villate, ex-presidente e atual responsável pela segurança nos ralis nacionais, concluiu a limpeza de todos os trechos utilizados durante a competição, culminando assim um esforço que, segundo Villate , manteve-se por mais de uma década.
«Isto é algo que fazemos em todos os ralis há mais de 10 anos. “Hoje o rali terminou para nós”, disse Villate. A iniciativa surgiu após um evento numa cidade onde os organizadores conheceram uma vizinha que lhes pediu para limpar o seu quintal depois de ter ficado sujo após uma competição anterior. Desde então, a CPV prometeu devolver cada local nas mesmas condições em que o recebeu.
O processo de limpeza envolve diversas equipes que, nos dias seguintes aos eventos, se dedicam à coleta de fitas, garrafas, latas e qualquer tipo de lixo deixado nos trechos. Para garantir que esta tarefa é executada de forma eficiente, o CPV dispõe de funcionários próprios e de viaturas clube, que transportam os resíduos para o aterro municipal.
Villate destacou a importância deste compromisso: “É uma responsabilidade social do Centro Volantes Paraguaio para com as pessoas que nos permitem usar suas estradas”. Graças a este esforço contínuo, o CPV alcançou 100% de aceitação pelas comunidades locais, que valorizam que tudo seja deixado em perfeitas condições.
Além disso, destacou a componente socioambiental desta tarefa, que tem permitido ao CPV não só organizar eventos de sucesso, mas também contribuir para o bem-estar das localidades onde são realizados.
“Hoje, graças ao WRC, temos a oportunidade de mostrar que também temos uma responsabilidade social e socioambiental e que a estamos cumprindo integralmente”, concluiu Villate, num gesto de orgulho pelo trabalho silencioso, mas fundamental, que realizam. .