Justiça assinou acordo que permitirá exportação de produtos fabricados por pessoas privadas de liberdade
Assunção, Agência IP.- O ministro da Justiça, Rodrigo Nicora, assinou acordo de cooperação com a empresa têxtil New Matrix S.A., que exporta para o mercado brasileiro, para a implementação do projeto “Semeando Esperanças”, que empregará mão de obra de pessoas privadas de liberdade (PPL ).
O acordo visa gerar capacitação profissional e empregar mulheres e homens privados de liberdade do Centro de Reabilitação Feminina e Reinserção Laboral “Juana María de Lara” e do Centro de Reinserção Social Minga Guazú, no departamento de Alto Paraná, na fabricação de cobertores e tapetes, enquadrados no contexto do Novo Modelo Penitenciário.
A maquiladora New Matrix SA opera sob regime de exportação para o Brasil, razão pela qual determinado volume de artigos fabricados pela PPL poderia ser comercializado no país vizinho.
No seu discurso após a assinatura do acordo, o Ministro Nicora manifestou a sua gratidão e total satisfação pelo esforço realizado por toda a equipa do Ministério da Justiça e pela enorme contribuição da Nova Matriz SA em se associar na oferta de melhores condições para o PPL.
“Esta é uma evolução para a sociedade, do contributo de uma empresa que seguramente tem a sua margem de lucro, mas que seguramente procura oferecer algo em troca, aos cidadãos e à sociedade”, sublinhou.
“Valorizamos entender a mensagem que queremos passar, ter linhas e condições claras para que você possa trabalhar conosco, ser sério na administração do sistema penitenciário, oferecer alternativas para pessoas privadas de liberdade”, disse Nicora.
Através do acordo, o Ministério da Justiça instalará os módulos de oficina de costura no interior de ambas as prisões dos programas da Direcção de Assistência e Reinserção Social, facilitando os mecanismos de segurança penitenciária e arbitrando os mecanismos necessários previstos no Código de Execução Penal.
Também disponibilizará espaços para instalação de oficinas para prosseguir com as instalações e modificações na infraestrutura nos setores selecionados para o desenvolvimento das atividades.
Por seu lado, a empresa fornecerá todas as máquinas de costura e matérias-primas, estabelecendo contratos de trabalho com a PPL nos termos da regulamentação laboral, com remuneração económica pela produção, no estrito cumprimento das disposições legais.
Estiveram presentes o presidente da New Matrix SA, Estanislao Franco de Olivera, e dirigentes do escritório. Da mesma forma, em representação da pasta da Justiça, estiveram presentes o Vice-Ministro de Política Criminal, Víctor Benítez; o diretor geral de Estabelecimentos Penitenciários, Rubén Peña; a diretora de Assistência Social e Reinserção Social, Rosalía González, e funcionários da instituição.