Jornada integral beneficia moradores do Guairá
Assunção, Agência IP.- Neste sábado, as autoridades nacionais e locais participaram numa jornada de cirurgias e cuidados médicos em Iturbe, departamento de Guiará, conseguindo reduzir a lista de espera cirúrgica.
A Ministra María Teresa Barán, junto com o vice-ministro de Atenção Integral à Saúde, Santiago García, o diretor de Serviços e Redes de Saúde, Derlis León, o diretor da IV Região de Saúde, Elías Benítez, acompanharam a jornada de atenção integral realizada esta manhã no distrito de Iturbe.
Trata-se de uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Saúde, a Fundação Médicos da Promoção 83, com o projecto “Devolver ao povo”, e o Instituto da Segurança Social, o Ministério da Educação e Ciências, bem como a Faculdade de Medicina Ciências da UNA.
Através deste esforço, a lista de espera para cirurgias na região foi reduzida, melhorando significativamente o acesso a intervenções cirúrgicas para a comunidade.
O dia não se limitou às cirurgias, pois continua com atendimentos com 185 médicos de diversas especialidades, como pediatria, endocrinologia, cardiologia, alergia, oftalmologia, além de odontologia e estudos diagnósticos.
Estes serviços estão a ser prestados em clínicas móveis do Ministério da Saúde instaladas em frente ao Centro de Saúde de Iturbe e em escolas do Ministério da Educação e Ciências, o que facilita o acesso a cuidados médicos a toda a comunidade.
Por meio dessa cooperação, centenas de moradores do Guairá estão recebendo atendimento em tempo hábil, o que impacta diretamente na melhoria de sua qualidade de vida, informou o Ministério da Saúde.
Este trabalho integrado permite reduzir as desigualdades em saúde, aproximando as especialidades médicas das áreas onde são mais necessárias.
A ministra reconheceu e agradeceu a todos os especialistas da Fundação, com quem a Saúde Pública mantém acordo para esta iniciativa conjunta, bem como aos médicos que aderiram, às equipas dependentes da IV Região de Saúde, e às autarquias locais e departamentais, que contribuíram à coordenação e organização destas atividades, que já começaram há semanas com o recrutamento de doentes nas Unidades de Saúde Familiar do departamento.