Investimento direto aumentou 4% em 2023, segundo relatório do BCP
Assunção, Agência IP.– O Banco Central do Paraguai informou que o saldo de Investimento Direto (DI) somou US$ 8.531 milhões em 2023, registrando um aumento de 4% em relação a 2022.
As atividades econômicas com maior participação nos saldos de investimentos diretos têm sido comércio (19%), intermediação financeira (18%), produção de petróleo (10%) e transportes (7%).
Por componentes, o fluxo líquido de investimento direto no país foi explicado sobretudo pela capitalização e reinvestimento de lucros, parcialmente compensados por empréstimos líquidos negativos, que resultaram de uma colocação de ativos e amortização de passivos no exterior.
Por ramo de actividade económica, observou-se um bom desempenho nos fluxos líquidos de intermediação financeira, comunicações, produção química, silvicultura, comércio e pecuária, estes fluxos positivos foram atenuados por fluxos líquidos negativos na agricultura, produção petrolífera, produtos metalúrgicos, serviços empresariais; , produção de couro e calçados, minerais metálicos e metais comuns.
Nos últimos anos, o Paraguai recebeu investimentos diretos de um número crescente de países. Atualmente, vêm principalmente de investidores residentes no Brasil, Estados Unidos, Holanda, Uruguai e Espanha. Outros países que ampliaram sua posição no DI do Paraguai foram Chile, Ilhas Virgens Britânicas e Argentina. O número de países com investimento direto no país aumentou para 56 em 2023.
Segundo o relatório, o fluxo líquido de DI em 2023 atingiu 324 milhões de dólares. O valor resulta de uma entrada bruta de 2.326 milhões de dólares e de uma saída bruta de 2.002 milhões de dólares.
Relativamente à revisão da série histórica de ID para o período 2008-2022, registou-se um aumento dos fluxos líquidos de ID em quase todos os anos. As maiores revisões ascendentes foram observadas nos anos de 2015, 2020 e 2022.
Vale destacar também a importância da DI como fator que permite o acesso à tecnologia de ponta para o processo produtivo, importada de países com maior grau de desenvolvimento e adaptada às características do mercado nacional.
Isto também é geralmente complementado por um aumento no capital humano dos trabalhadores locais que prestam os seus serviços nas empresas de identificação do país receptor. Da mesma forma, o maior grau de concorrência das empresas de DI gera incentivos para que as empresas locais otimizem os seus processos produtivos, aumentando a sua eficiência.
Além disso, a chegada de empresas com DI também contribui para a abertura de novos mercados para outros agentes da indústria local.