Instituto Nacional de Cardiologia realiza seu 22º transplante do ano
Assunção, Agência IP.- Um jovem de 21 anos com cardiopatia congênita recebeu um novo coração no Instituto Nacional de Cardiologia do Hospital San Jorge. A intervenção, realizada no dia 23 de dezembro, foi possível graças a um doador de Encarnación e à rápida coordenação de diversas instituições.
O jovem, que inicialmente foi operado aos três anos, enfrentava a fase final da doença. Graças à generosidade da família de um doador, foi acionado o protocolo de ablação e transplante, informou o Ministério da Saúde.
O coração foi transferido de Encarnación numa operação que contou com a colaboração entre o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Ablação e Transplantes – (INAT) e a VII Região de Saúde; DINAC, Patrulha Rodoviária, Polícia Municipal de Encarnación e Polícia Nacional.
A equipe médica do Instituto Nacional de Cardiologia, liderada pelo Dr. Marcos Melgarejo, realizou a cirurgia. Esse procedimento marca o 22º transplante cardíaco realizado no centro, reafirmando seu papel fundamental no atendimento de alta complexidade no país.
Solidariedade que dá vida
O diretor da VII Região de Saúde, Dr. Juan María Martínez, juntamente com os médicos Jorge Ayala e Rubén Darío Román, coordenaram a operação de transferência de Encarnación. A família do doador demonstrou um ato de heroísmo ao decidir doar seus órgãos, oferecendo uma segunda chance de vida a outros pacientes na lista de espera.