Paraguai

INCAN oferece estudos para diagnóstico e tratamento do câncer de próstata

Assunção, Agência IP.- No Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, o Ministério da Saúde lembra a todos os homens a importância de fazer check-ups oportunos, autocuidado e detecção desse tipo de câncer, mais comum em homens.

Do Departamento de Imagem do INCAN são oferecidos diversos estudos tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento do câncer de próstata, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia transabdominal.

“Em primeiro lugar, o médico assistente solicita uma ultrassonografia transabdominal; O paciente tem que vir com a bexiga cheia e é aí que se vê o tamanho da próstata e se vê se há algo que possa ser caracterizado com esse estudo”, explica a chefe do serviço, Dra. Tiana Tonina.

Dependendo deste estudo e de outros exames laboratoriais, outros podem ser solicitados, como a ressonância magnética, que é utilizada para detectar alguns tipos de nódulos. Também pode ser solicitada uma tomografia computadorizada, que serve para estadiar se o paciente já tem câncer e determinar sua extensão. “Tanto com tomografia quanto com ultrassom, o paciente é acompanhado durante e após o início do tratamento”, explicou o profissional.

O check-up anual permite a descoberta da doença em fase ainda tratável, e há o benefício de licença remunerada para check-up conforme Lei nº 6.280/19, artigo 13, que estabelece que todos os trabalhadores no Paraguai têm direito a dois dias de trabalho remunerado para realizar exames preventivos de câncer de próstata e de cólon.

Fatores de risco

•Ter mais de 50 anos.

•Ser de ascendência africana tem maior probabilidade de desenvolver tumores mais agressivos em idade precoce.

•História familiar; a chance de desenvolver câncer de próstata é 2 a 3 vezes maior.

•Estar acima do peso; A obesidade está associada ao risco de desenvolver câncer de próstata.

Sinais de alerta

•Dificuldade em urinar, fluxo urinário lento ou enfraquecido.

• Necessidade de urinar com mais frequência, especialmente à noite.

•Sangue na urina ou no sêmen.

•Dificuldade em conseguir uma ereção.

•Dor nos quadris, costas, peito ou outras áreas.

•Fraqueza, dormência nas pernas.

•Perda do controle da bexiga ou do intestino.

Situação no Paraguai e no mundo

•Estatísticas locais: em 2023, o câncer de próstata foi a segunda causa de morte por câncer em homens no Paraguai, com quase 1.800 diagnósticos anuais e 258 mortes registradas, segundo dados da Direção Geral de Informações Estratégicas em Saúde (DIGIES). O INCAN, principal centro oncológico do país, detectou 88 novos casos em 2024.

•Panorama mundial: globalmente, esta doença ocupa o quarto lugar em incidência, com aproximadamente 1.500.000 casos anuais, e é a terceira causa de morte por tumores em homens, com cerca de 400.000 mortes por ano, segundo o Globocan.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo