Paraguai

Importações crescem 19% no regime de matérias-primas

Assunção, Agência IP.- Metais, produtos químicos e farmacêuticos, estão entre os principais itens importados como matérias-primas no mês de setembro. As aquisições registadas ao abrigo deste incentivo ascenderam a mais de 299 milhões de dólares nos primeiros nove meses do ano, 19% acima do obtido no período homólogo de 2023.

No seu último relatório, o Vice-Ministério indicou que, relativamente ao mês de Setembro, o regime de importações autorizadas de matérias-primas e insumos ascendeu a um total de 17 milhões de dólares. Enquanto cerca de 106 indústrias importaram por meio desse incentivo e cerca de 334 solicitações de aquisição de produtos foram autorizadas apenas no nono mês do ano.

No acumulado, de janeiro a setembro, o valor das importações atingiu US$ 299 milhões, dos quais 76% das aquisições de insumos foram da China, com participação de 90%; seguida pela Índia, com 9%, e pelos Estados Unidos, com 7%. Contudo, o documento aponta que em menor proporção também existem Japão, Türkiye, Espanha, entre outras partes do mundo.

Em relação aos setores aos quais pertencem os insumos importados, o Vice-Ministério indica que 73% estão concentrados nas categorias de produtos metálicos, químicos e farmacêuticos.

Da mesma forma, existem os segmentos industriais de produtos de tabaco, produtos de papel e impressão, alimentos e bebidas, entre outros itens, informou o Ministério da Indústria e Comércio (MIC).

Da mesma forma, no final de Setembro foram beneficiadas 254 empresas, mais 3% do que o registado no mesmo período do ano passado. Desse total de empresas, destaca-se a participação dos setores metalúrgico, químico e farmacêutico, borracha e plástico, alimentos e bebidas e têxtil.

Vale ressaltar que 90% dessas indústrias estão localizadas nos departamentos Central, com 77%, e Alto Paraná, com 13%.

Entretanto, até setembro foram autorizados 4.111 pedidos de importação, o que representa um aumento de 17% face ao mesmo período de 2023, quando foram 3.527 pedidos.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo