Paraguai

Grau de Investimento obtido pelo Paraguai fortalece estratégia de desenvolvimento sustentável

Assunção, Agência IP.- A obtenção do Grau de Investimento pelo Paraguai é um claro sinal de confiança na estabilidade e sustentabilidade da gestão financeira em nosso país, afirmou a gerente de Gestão Financeira do Estado, Teodora Recalde de Spinzi. Insere-se no âmbito do 51º Seminário Internacional sobre Orçamento Público que se realiza hoje em Buenos Aires, Argentina, informa o Ministério da Economia e Finanças.

O evento é organizado pela Associação Internacional do Orçamento Público (ASIP), com apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Acompanhado também pelo Diretor Geral do Orçamento, Jorge Paredes.

No âmbito da conferência “Desafios da gestão orçamental para melhorar o investimento público na América Latina e nas Caraíbas e a experiência dos países da OCDE”, o alto funcionário do Ministério da Economia e Finanças explicou que a obtenção do Grau de Investimento é o resultado de um esforço sustentado para melhorar a eficiência e a transparência na Administração Pública.

No Paraguai, o Governo promoveu o investimento público em sectores estratégicos como infra-estruturas, educação, saúde e tecnologia, que não só aumentam a qualidade de vida dos cidadãos, mas também impulsionam a economia e reduzem as disparidades sociais.

Nesse sentido, Recalde de Spinzi sublinhou que não se trata apenas de um reconhecimento, mas de uma oportunidade para consolidar um modelo de desenvolvimento responsável e equitativo a longo prazo.

Da mesma forma, apresentou o progresso do Paraguai no contexto dos investimentos, onde foram introduzidas ferramentas e reformas para melhorar a eficiência.

Entre estes esforços destacaram-se o Plano de Desenvolvimento Nacional 2030 e o Plano 2050, que orientarão as prioridades estratégicas da nação. No entanto, reconheceu que persistem desafios, como o reforço da monitorização dos projectos e a implementação de avaliações para a tomada de decisões.

Entre as iniciativas destacadas, citou o Orçamento Baseado em Resultados (PbR) e uma nova estrutura orçamentária que permite uma alocação mais eficaz de recursos.

Mencionou também a Lei n.º 6380/19 de Modernização do Sistema Tributário Nacional e a Lei de Fornecimentos e Contratações Públicas de 2022, que promovem a utilização de tecnologias digitais para melhorar a rastreabilidade dos projectos e avançar para um sistema abrangente de gestão de activos e serviços.

Sublinhou que todas estas conquistas permitem ao Paraguai fortalecer a sua posição na arena internacional, gerando confiança na estabilidade económica do país e atraindo potenciais investimentos estrangeiros.

A gerente de Gestão Financeira do Estado, Teodora Recalde Spinzi, afirmou que transformar nossos desafios em motores de desenvolvimento foi possível graças a estratégias como as Parcerias Público-Privadas (PPP), a Infraestrutura Verde e a Descentralização da Gestão Financeira, que nos aproximam do necessidades específicas de cada comunidade.

Por fim, destacou que este marco representa não apenas um apoio ao presente, mas uma base sólida para construir um modelo de desenvolvimento sustentável e equitativo, que permita ao Paraguai projetar-se no futuro com maior segurança e competitividade.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo