Grande afluência de produtores e MPMEs na segunda rodada de negócios do programa Fome Zero
Assunção, Agência IP.- Em Paraguarí, aconteceu nesta quinta-feira a Segunda Rodada de Negócios no âmbito do Programa Fome Zero nas Escolas, com o objetivo de fortalecer o vínculo com a cadeia de valor da alimentação escolar. Houve um grande fluxo de produtores da agricultura familiar e MPMEs, destacou o vice-ministro das MPMEs, Gustavo Giménez.
A conferência empresarial aconteceu nas instalações da Frutería Paraguarí, no quilômetro 66 da Rodovia PY01, organizada pelos Ministérios do Desenvolvimento Social, Indústria e Comércio, Agricultura e Pecuária, e Trabalho, Emprego e Previdência Social.
O encontro aconteceu no âmbito da “Estratégia de vinculação à cadeia de valor do Programa Fome Zero de Alimentação Escolar em Nossas Escolas da Agricultura Familiar e MPMEs locais.
O vice-ministro das MPMEs, Gustavo Giménez, manifestou satisfação com a grande afluência de produtores e MPMEs que vieram saber quais são as condições de prestação de serviços ou fornecimento de bens, para a empresa vencedora do concurso no departamento de Umbrella
Durante a conferência empresarial também houve uma área de formalização para quem ainda não possui o RUC e outras condições para participar do programa.
Nesse sentido participaram a equipa do INAM, o Crédito de Habilitação Agrícola e o Banco Nacional de Desenvolvimento.
A rodada de negócios tem como objetivo facilitar a conexão entre micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e produtos da agricultura familiar com as empresas contempladas pelo Programa Fome Zero, garantindo que 5% das compras sejam feitas às MPMEs e 10% à agricultura familiar produtores.
Nesta segunda edição, as MPMEs não só terão a oportunidade de apresentar seus produtos para se tornarem fornecedoras do Programa Fome Zero, mas também receberão treinamento de funcionários do Vice-Ministério das MPMEs e de outras instituições do Estado, com foco na formalização e fortalecimento de a gestão dos seus negócios.
Durante a primeira edição da conferência empresarial realizada em San Lorenzo, mais de 600 pessoas foram inscritas e foram realizadas um total de 320 reuniões, 70% MPMEs e 30% produtores, números que refletem o sucesso desta ferramenta para conectar a oferta e a demanda , destacando as principais microempresas e empreendedores.