Paraguai

Governo anuncia acordo com empresa de navegação para melhorar a navegabilidade do Rio Paraguai

Assunção, Agência IP.- O Governo anunciou um acordo com a empresa Naviera Transbarge Navegación SA para a realização de obras de “altíssimo impacto” na navegabilidade do Rio Paraguai, que visa triplicar a capacidade em volume de carga nesta rota. São 13 pontos críticos que serão intervencionados, sem causar danos ao meio ambiente, conforme anunciado pelas autoridades nacionais.

Em conferência de imprensa, o ministro da Indústria e Comércio, Javier Giménez, garantiu que o acordo marcará um antes e um depois na utilização das hidrovias, bem como na navegabilidade dos rios.

Afirmou que o Governo está a fazer um grande esforço para melhorar a navegabilidade dos rios e nesse contexto, o início das obras deverá durar cerca de seis a oito meses.

“São obras com um impacto muito elevado na nossa eficiência logística, são 13 pontos identificados, são pontos de pedras que serão removidos de forma técnica, na medida em que não causem danos ao meio ambiente, ou seja essencial para que a navegação seja competitiva”, explicou Giménez.

A hidrovia paraguaia movimenta em média 15 milhões de toneladas e com as obras a previsão é triplicar o volume. Estimamos cerca de 40 milhões de toneladas ao longo dos anos, dotando este canal de exportação da eficiência necessária para o efeito, afirmou o ministro.

“Isso tem um impacto fabuloso na economia do país porque teremos que construir cerca de 2.500 a 3.000 barcaças no Paraguai e no Brasil, na Argentina porque não, já que tem um impacto regional”, acrescentou Giménez.

O ministro afirmou que as exportações paraguaias também serão beneficiadas, pois se tornarão mais competitivas, assim como as importações, já que a redução de custos também se traduzirá em produtos com preços mais baixos para o consumo final.

“Estas obras que vão começar em breve, e que vão envolver diferentes ministérios no seu controlo, visam alcançar a tão esperada eficiência logística”, afirmou o responsável do MIC.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo