Ginastas paraguaias conquistam 45 medalhas nas Olimpíadas Especiais
Assunção, Agência IP.- A seleção paraguaia de ginástica brilhou com luz própria nesta segunda-feira nos IV Jogos das Olimpíadas Especiais, conquistando um total de 45 medalhas: 18 de ouro, 17 de prata e 10 de bronze, além de vários quartos e quintos lugares. A conquista foi comemorada com muito orgulho no Pavilhão Nacional de Ginástica, reconhecido como um dos melhores recintos esportivos da América do Sul e elogiado pela Federação Internacional de Ginástica.
O feito foi destacado pela Casa del Deporte Paraguai em suas redes sociais: “Bonanza de medalhas no Pavilhão Nacional de Ginástica do Complexo SND, parabéns campeões!” Do total de medalhas de ouro, 11 foram obtidas por mulheres e 7 por homens, consolidando o domínio paraguaio na disciplina.
Entre as figuras mais destacadas da equipe está Karen Cano, funcionária da Secretaria Nacional de Esportes (SND), que conquistou uma impressionante safra de 4 medalhas de ouro e 1 de prata. O SND comemorou este triunfo destacando o talento e dedicação de Cano nas diversas modalidades.
Paula Espínola, presidente da Federação Paraguaia de Ginástica, expressou seu orgulho pelas conquistas, destacando que a maioria dos medalhistas treina no Pavilhão Nacional. «Para nós a prioridade é massificar e depois trabalhar especificamente com as ginastas e elevar os seus níveis para chegar às competições internacionais. Devemos encher nosso pavilhão de ginastas. As crianças que praticam esportes são crianças saudáveis e felizes. “Temos uma equipa de treinadores de alto nível”, disse Espínola, que destacou também a qualidade da comissão técnica.
Os VI Jogos das Olimpíadas Especiais, que decorrem até 12 de outubro, reúnem mais de mil atletas que vão competir em 13 desportos e 14 modalidades, demonstrando que inclusão e desporto andam de mãos dadas. Mais de 2.000 voluntários e uma grande multidão de espectadores reuniram-se nos diferentes palcos, incluindo o Complexo SND, o Comitê Olímpico Paraguaio (COP) e o Centro Aquático Nacional, para acompanhar este evento histórico.
A Primeira Dama da Nação, Letícia Ocampos, madrinha dos jogos, também apelou aos cidadãos para se juntarem a esta grande celebração. «Vivemos uma grande celebração da inclusão no nosso país! Esperamos vocês para curtirem em família”, expressou através de suas redes sociais.
O vice-presidente da República, Pedro Alliana, não quis ficar para trás nas felicitações, destacando o impressionante registo da seleção na sua conta X (antigo Twitter). «Até agora 45 medalhas para o Paraguai! Parabéns aos nossos queridos atletas e um ótimo trabalho à primeira-dama @LetiOcamposP, madrinha dos jogos”, publicou Alliana.
Com este excelente início nas Olimpíadas Especiais, o Paraguai continua a se posicionar como referência em esportes inclusivos em nível regional, elevando o nome do país e demonstrando que o trabalho em equipe, a disciplina e o esforço são a chave para o sucesso.