Paraguai

Fortalecem a capacidade de controlo nos pontos de entrada no país

Assunção, Agência IP.- A equipa técnica da Direcção de Vigilância e Controlo de Fronteiras do Ministério da Saúde Pública intensificou o seu trabalho no reforço de capacidades em vários pontos de entrada do país, como o Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, a Ponte San Roque González de Encarnación e o passo Setembro 29 de Saltos do Guairá.

Pessoal de aeroportos, postos de fronteira, epidemiologistas e representantes das regiões de saúde, participaram nos últimos dois meses num workshop de formação para cumprir o Regulamento Sanitário Internacional e melhorar a capacidade de resposta a emergências sanitárias de importância internacional, a fim de proteger a população de potenciais riscos para a saúde.

O objetivo destas formações é garantir o cumprimento das normas do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e melhorar a capacidade de resposta às Emergências de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) nos pontos de entrada no país.

Neste período foram realizados vários workshops de formação dirigidos a instituições chave, tanto nos aeroportos como nos postos de fronteira terrestre, envolvendo pessoal de diversas entidades como Migrações, Alfândegas, Marinha, Direcção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), Serviço Nacional de Qualidade Animal e Saúde (SENACSA).; além de representantes das Regiões de Saúde e epidemiologistas.

A formação centrou-se em temas relacionados com o Regulamento Sanitário Internacional; As alterações mais recentes foram revistas, com especial ênfase nas capacidades e procedimentos básicos para pontos de entrada.

Da mesma forma, o Guia Sindrômico MERCOSUL, que abordou o manejo de síndromes e contatos, fortalecendo a capacidade de detectar e responder às ameaças à saúde nos pontos de entrada, seguindo as recomendações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Por outro lado, na cidade de Encarnación, foi desenvolvido um trabalho de desenvolvimento e implementação de procedimentos para a gestão de emergências sanitárias, centrados na monitorização da segurança alimentar e na correta eliminação de resíduos sólidos e líquidos nos pontos de entrada.

Estes esforços conjuntos, liderados pelo Dr. Francisco López, diretor de Vigilância e Controlo de Fronteiras, procuram garantir uma resposta coordenada e eficaz a situações de emergência, ao mesmo tempo que reforçam a cooperação interinstitucional entre as entidades envolvidas na vigilância de fronteiras.

As actividades realizadas procuram garantir que as fronteiras do país dispõem dos recursos e formação necessários para enfrentar potenciais riscos de saúde pública, protegendo assim tanto a população nacional como os viajantes internacionais, refere o Ministério da Saúde.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo