Fonplata destaca que o Corredor Bioceânico é uma obra emblemática para a América Latina

Assunção, Agência IP.- Durante uma visita ao Lote 2 do terceiro trecho do Corredor Rodoviário Bioceânico, Elías Rubinstein, coordenador nacional do Banco de Desenvolvimento (Fonplata), destacou a importância estratégica desta obra para a região, além de seu potencial para desenvolver mais da metade do território paraguaio.
Rubinstein enfatizou o alinhamento crucial de objectivos entre todos os envolvidos: o empreiteiro, a fiscalização, o Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) e o banco. “O projecto está bem encaminhado”, afirmou, lembrando que “o lote 2 já registou bons progressos em alguns troços, desenvolvendo-se normalmente”.
Para o representante do Fonplata, o Corredor Bioceânico transcende as fronteiras paraguaias: “É um projeto de integração emblemático para a América Latina, que conectará dois oceanos e povos com diferentes níveis de desenvolvimento”, afirmou.
Projeção futura
Em outro momento, destacou o impacto social da obra, que proporcionará oportunidades aos moradores que atualmente enfrentam dificuldades de acesso a serviços básicos. “Tem uma projeção enorme para o futuro, que será absolutamente diferente daquilo que conhecemos”, assegurou.
O desafio, disse ele, vai além da construção: “Trata-se de pensar em como o território será administrado para que o desenvolvimento seja harmonioso, preservando o ecossistema do Chaco nas próximas décadas”.