Fome Zero: SNPP promove cursos de gastronomia em suas diferentes sedes no Centro
Assunção, Agência IP.- O Serviço Nacional de Promoção Profissional (SNPP) promove cursos na área de gastronomia nas suas diferentes sedes do departamento Central no âmbito do Programa Fome Zero, que visa melhorar a segurança alimentar e nutricional das crianças em idade escolar.
Nesta ocasião, por meio da Diretoria de Treinamento e Capacitação do SNPP de Guarambaré, foram abertos os cursos para cozinheiros e auxiliares de cozinha, que possuem carga horária de 20 horas, sendo que uma das aulas é desenvolvida na mesma sede e outra na sede. Escola 14 de Julho.
Por outro lado, através da Direcção de Formação e Formação do SNPP de Nueva Italia, iniciaram-se cursos básicos de culinária distribuídos em sete escolas da cidade de Nueva Italia e 7 (sete) escolas da cidade de Villeta.
Esses treinamentos são realizados em conjunto com a empresa Grupo Altair SA, cujos funcionários são treinados neste projeto, e também são responsáveis por fornecer os insumos para o desenvolvimento das aulas.
As novas ofertas formativas, com a duração de 20 horas, terão como foco o fortalecimento das capacidades locais para a produção de alimentos de qualidade, promovendo assim a segurança alimentar e reduzindo o desperdício. Além disso, espera-se que esta iniciativa contribua para o alinhamento das políticas de desenvolvimento a nível nacional.
Com este projecto, o Governo procura melhorar a qualidade nutricional dos alimentos servidos nas escolas, fortalecer a produção local e garantir que todas as crianças tenham acesso a uma alimentação adequada.
O Programa Fome Zero nas escolas oferece cobertura alimentar para 1,3 milhão de estudantes em todo o país. De acordo com análises anteriores realizadas, os recursos destinados à alimentação escolar são insuficientes, bem como os controlos para garantir que os alimentos chegam na quantidade e qualidade que deveriam ter, razão pela qual o Governo procura melhorar substancialmente estes índices de segurança alimentar e nutricional nas escolas, além de aumentar a frequência às aulas, atingindo 100% de cobertura da merenda escolar até o nono ano.