Fome Zero: Mitic prepara ferramenta para controlar rações de alimentação escolar
Assunção, Agência IP.- O vice-ministro de Tecnologias de Mitic, Juan Ardissone, informou que até meados de setembro será apresentada uma ferramenta de monitoramento da execução dos contratos do programa “Fome Zero nas Escolas”.
Através deste sistema haverá informação sobre as rações a entregar por cada empresa fornecedora para controlo e cálculo de pagamentos, informou esta Terça-feira em conferência de imprensa em Mburuvicha Róga.
Ardissone indicou que a ferramenta faz parte de um sistema de controle digital de todo o circuito de alimentação escolar. A primeira etapa foi habilitada no início do “Fome Zero” para que os pais autorizassem seus filhos a receber alimentação nas escolas, a fim de controlar o número de beneficiários.
A segunda etapa consiste no controle das rações entregues pelos fornecedores. “Este sistema nos permitirá detectar problemas e analisar os dados para a tomada de decisões”. O painel de controlo dos pratos alimentares servidos estará à disposição dos cidadãos, disse.
Por fim, a plataforma tecnológica gera os insumos para os editais.
Representantes do Conselho Nacional de Alimentação Escolar (CONAE) se reuniram nesta terça-feira com o presidente Santiago Peña para avaliar o andamento do “Fome Zero” um mês após seu início.
O serviço começou no dia 5 de agosto em cerca de 2,6 mil escolas e beneficiou cerca de 450 mil alunos com merenda diária em suas instituições, aumentando a cobertura alimentar que antes era de 5%.
A primeira fase é implementada nos 90 distritos que fazem parte da prioridade das tabelas de protecção social, por apresentarem maiores taxas de vulnerabilidade.