Paraguai

Famílias da Central recebem chaves das suas casas e Governo ultrapassa 2.100 casas inauguradas

Assunção, Agência IP.- Quase 90 famílias do departamento Central receberam as chaves das suas casas e com isso o Governo ultrapassa as 2.100 casas entregues durante a gestão de Santiago Peña. Os beneficiários pertencem a diferentes projetos habitacionais do Ministério do Urbanismo, Habitação e Habitat (MUVH).

A cerimónia de entrega teve lugar esta sexta-feira na cidade de Ypané, no departamento Central, e foi liderada pelo Presidente da República, Santiago Peña, bem como outras autoridades nacionais, departamentais e locais.

Na ocasião, o chefe do MUVH, Juan Carlos Baruja, informou que, com as 89 casas entregues até à data, o Governo chega às 2.107 casas inauguradas desde 15 de agosto do ano passado.

“Até o final do ano chegaremos a 6.000 casas das 17.082 que estão sendo construídas hoje em toda a República do Paraguai. O Governo não olha para as cores, mas para a necessidade do povo de fornecer cada vez mais moradias aos paraguaios”, expressou.

As casas foram administradas e construídas por meio do programa Fundo Nacional de Habitação Social (Fonavis), executado pelo Ministério do Urbanismo, Habitação e Habitat (MUVH) para atender às necessidades habitacionais da população em situação de vulnerabilidade.

“As casas foram feitas com materiais paraguaios e isso dá emprego para oleiros, ceramistas e transportadores, o que gera um benefício adicional”, disse o ministro Baruja.

Valoriza a gestão governamental

Por sua vez, o prefeito de Ypané, Horacio Ortiz, agradeceu ao Governo por levar em conta os seus cidadãos e assim promover uma melhoria na qualidade de vida dos beneficiários e suas famílias.

“Hoje damos um grande salto para essas pessoas que, depois de viverem numa tenda, com a visão estratégica do ministro Juan Carlos Baruja, estamos lhes dando uma moradia digna”, expressou.

Por sua vez, o governador do departamento Central, Ricardo Estigarribia, destacou o impacto que o acesso a uma habitação digna terá nas famílias, com que disse sonharem há muitos anos.

“O esforço que o Governo está a fazer é para o futuro destas crianças que, a partir de hoje, já têm um lar seguro, estou muito feliz com o investimento que está a ser feito em Ypané e no departamento.

Da mesma forma, Estigarribia manifestou a sua vontade de trabalhar em conjunto com o Executivo em benefício das comunidades mais vulneráveis. A propósito, o chefe do departamento pediu para deixar de lado as diferenças políticas e priorizar as necessidades dos moradores.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo