Paraguai

Exportações das indústrias maquiladoras ultrapassam US$ 610 milhões no final de julho

Assunção, Agência IP.- No final de Julho, as exportações totalizaram 618 milhões de dólares, 6% mais do que o registado no mesmo período de 2023, quando atingiram 581 milhões de dólares, segundo o último relatório do Conselho Nacional das Indústrias Maquiladoras de Exportação (CNIME). .

Relativamente aos valores mensais, este incentivo também apresentou uma recuperação considerável no sétimo mês do ano, acrescentando um valor de 105 milhões de dólares nas suas exportações, aumentando 18%, face ao mês de Julho do ano anterior.

Quanto aos itens enviados neste regime, o relatório indica que, ao final de julho, 81% destes estão concentrados nos setores de autopeças, com participação de 28%; seguido por vestuário, com 19%; produtos alimentícios, com 14%; alumínio e plásticos, com 13%.

Da mesma forma, no final de 2023, as exportações das indústrias maquiladoras representavam 68% das exportações de manufaturados de origem industrial do Paraguai.

Mercados de Maquila

Em relação aos destinos das manufaturas das indústrias maquiladoras, o documento indica que, nos primeiros sete meses de 2024, 77% das exportações foram destinatárias dos países do Mercosul.

Desse bloco, o Brasil lidera como destino de embarque com participação de 63%; seguida pela Argentina, com 10% das compras. Da mesma forma, Países Baixos e Estados Unidos aparecem como destinos, com 5% cada; seguido pelo Chile, com 3%; enquanto Uruguai e Bolívia, com 2% cada.
Refira-se que o regime de Maquila, nos últimos 12 meses, conseguiu abrir 14 novos mercados a nível mundial, através das exportações dos seus produtos manufaturados.

Entre os produtos que geraram essa abertura estão etanol, biodiesel, tripas, fibra sintética para reforço de concreto, coco ralado, gelatina, raquetes de paddle, polietileno (PEAD) e produtos balanceados.

Estas novas receitas estão alinhadas com a visão do Governo do Paraguai com a conquista de mais destinos e a diversificação dos produtos exportados.

Mão de obra gerada

O último relatório revela que os empregos ligados ao regime de Maquila são atualmente de 26.909 até julho de 2024, o que representa um aumento de 4% nos últimos 12 meses. Entretanto, só no mês de Julho este regime gerou 369 novos empregos, face ao final de Junho de 2024.

Os setores de vestuário e têxteis, autopeças, plásticos e suas manufaturas, serviços intangíveis e indústrias diversas empregam 71% da força de trabalho.

Da mesma forma, os setores de produtos químicos e farmacêuticos, madeireiros, produtos alimentícios, agroquímicos, entre outros setores concentram uma soma considerável de mão de obra paraguaia.

Quanto à localização dessas indústrias, 90% das empresas com programa de maquila aprovado estão localizadas nos departamentos do Alto Paraná, com 47%; Central, com 28%; Capital e Amambay, com 8% e 7%, respectivamente, segundo o relatório.

Saldo positivo

Relativamente às importações das indústrias maquiladoras, nos primeiros sete meses do ano totalizaram compras no valor de 332 milhões de dólares, o que representa um aumento de 14% face ao período anterior.

Levando em conta que as exportações superaram em 86% as aquisições do setor, a balança comercial das indústrias maquiladoras é positiva para o país.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo