Estabelecem novas metas para 2025 do Grupo de Promoção da Economia Circular
Assunção, Agência IP.- O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) convocou o Grupo de Promoção da Economia Circular para rever metodologias e planear ações para o próximo ano.
A Vice-Ministra da Indústria, Lorena Méndez, liderou o encontro em que também foram analisadas a cooperação internacional no domínio das embalagens sustentáveis e a importância da regulamentação para os resíduos plásticos.
“Vamos fechar o ano com esta reunião plenária do Grupo de Promoção da Economia Circular. O importante é dar a conhecer tudo o que está a ser trabalhado, a minuta do decreto que dá forma ao Grupo de Promoção da Economia Circular, temos que organizar a casa, a equipa de trabalho, para que possamos ter uma cooperação, que pode ser gerido pelo Grupo de Promoção da Economia Circular”, indicou.
O Grupo Impulsor, criado em 2021, procura facilitar a transição de uma economia linear para uma economia circular, contando com a participação de mais de 60 organizações dos setores público, privado e da sociedade civil.
Durante a reunião foram apresentadas as conquistas alcançadas entre 2021 e 2023, bem como uma metodologia e prioridades para 2025-2027. Entre alguns pontos são mencionados avanços importantes, como a participação ativa de 58 organizações, a coordenação de cinco projetos, mais de 50 reuniões e a realização de treinamentos que beneficiaram mais de 1.400 pessoas.
Foram também coordenados fundos para 12 projetos de economia circular e foram lançados estudos sobre o metabolismo dos materiais. Entre as iniciativas notáveis está um roteiro para embalagens e um guia para o consumo responsável. Da mesma forma, continua o trabalho de formalização das PME de reciclagem.
Estava também prevista a criação de quatro grupos de trabalho: produção sustentável, consumo responsável, financiamento e políticas públicas, com a participação activa do sector privado e o compromisso de diversas instituições públicas, informou o MIC.