Paraguai

ESSAP intensifica reparação do aqueduto para garantir água ao Chaco Central

Assunção, Agência IP.- A Companhia de Serviços Sanitários do Paraguai SA (ESSAP) continua avançando nas obras de reparação do Aqueduto do Chaco, para restabelecer o abastecimento de água de Puerto Casado a grande parte do Chaco Central. A água potável deverá chegar às comunidades do Chaco Central nas próximas semanas.

Este projeto beneficiará inúmeras comunidades da região, incluindo Loma Plata e outras cidades vizinhas.

O presidente da ESSAP, Luis Fernando Bernal, juntamente com uma equipe técnica, fiscalizou o trabalho de campo realizado por equipes da Gerência de Rede da instituição.

Durante a inspeção, o presidente Bernal supervisionou o teste de bombeamento da usina de Puerto Casado, a fim de detectar vazamentos no caminho.

Nesta fase foram efectuadas reparações nos troços correspondentes às progressivas 11 e 17, e as equipas continuam a trabalhar sem interrupção na avaliação e reparação do sistema.

O objetivo é restaurar o aqueduto com uma pressão de funcionamento de 4 BAR, o que representa uma redução para metade da pressão original, mantendo o caudal, e instalar uma nova estação elevatória para garantir o funcionamento eficiente do sistema.

Em vários troços, as tubagens foram reparadas repetidamente, sendo necessária a substituição completa de alguns troços.

Os técnicos da ESSAP explicaram que muitos dos danos se devem à má preparação do terreno durante a instalação inicial.

Os tubos deveriam ter sido colocados sobre uma almofada de areia lavada ou material compactável, com base mínima de 15 cm, 30 cm de cobertura nas laterais e pelo menos 30 cm na parte superior, o que ajudaria a evitar danos.

“A ESSAP reafirma o seu compromisso com a missão confiada pelo Presidente da República, Santiago Peña, de colocar em funcionamento o Aqueduto do Chaco e levar o líquido vital a mais comunidades desta importante região do país”, informou a instituição.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo