Essap implementa plano de contingência para calha histórica do Rio Paraguai
Assunção, Agência IP.- A Essap mantém há semanas um plano de contingência com plantas de arroz na área de captação de água da estação de tratamento de Viñas Cué. Começou com a tendência descendente do Rio Paraguai que hoje superou todos os recordes históricos de 120 anos de recordes.
“Hoje acordámos com um recorde de -1,31 metros, que é quase o dobro do que era em 2021, onde era de -75 cm, e a tendência indica que isso continuará a diminuir”, indicou o Coordenador de Planeamento e Ensaio Técnico. Operação, Richard Eurich.
«É preocupante mas na Essap estamos a trabalhar com todos os equipamentos que temos instalados. “Tem outra equipe a caminho para ter mais uma reserva e temos mais duas bombas que vamos instalar caso isso continue”, disse ele em entrevista à TV Paraguai.
Este plano de contingência exige um investimento de G. 12.000 milhões para a instalação até ao momento de quatro bombas de arroz num dos principais canais de água do país.
Esta é uma situação totalmente atípica, indicou Eurich, e até agora o plano de contingência está a funcionar. No entanto, pediu aos cidadãos que racionalizem o uso da água, dado que os dias de verão estão a chegar e a tendência decrescente vai continuar.
Neste sentido, o Ministério do Meio Ambiente informou que o As previsões de chuva ficarão abaixo do normal Portanto, não serão suficientes para reabastecer os aquíferos e as camadas subterrâneas que abastecem a Essap, os conselhos de saneamento e outros.