Paraguai

«Escritores para a escola»: MEC apela aos autores para desenvolverem a compreensão da leitura a nível nacional

Assunção, Agência IP.- O projeto “Escritores na Escola” busca aproximar autores de livros e obras bibliográficas da leitura de alunos de instituições de ensino de gestão oficial dos 17 departamentos e da Capital. O período de submissão de propostas ficará aberto até a próxima sexta-feira, dia 4 de outubro.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação e Ciências (MEC), no âmbito do Programa Ñe’ẽry de Leitura, Escrita e Oralidade.

Os escritores selecionados realizarão seus respectivos projetos no período entre segunda-feira, 14 de outubro e segunda-feira, 4 de novembro, com palestras, discussões e leituras de suas criações que motivem os alunos a alcançar a compreensão da leitura.

Além disso, o projeto busca aproveitar o conhecimento de cada autor, livro e estilo narrativo a partir da oralidade, promovendo a formação de comunidades que desenvolvam o hábito da leitura.

O referido projeto contempla a entrega de um fundo entre 5.000.000 e 10.000.000 guaranis para cobrir despesas de mobilidade (transferência) a diferentes pontos do país, manutenção (viagens e hospedagem) e pagamento de uma provisão de 20 exemplares de sua produção bibliográfica que permanecerão como uma contribuição para as bibliotecas escolares de cada localidade escolar.

As propostas que serão levadas em consideração para sua eleição serão aquelas que promovam e incentivem a leitura, a escrita e a oralidade em diferentes meios e formatos, em guarani e espanhol, apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas e baseadas na presença de um escritor para um instituição educacional.

A tudo isso, acrescenta-se que podem ser adquiridos títulos selecionados no processo de curadoria recentemente desenvolvido pelo portfólio educacional.

Entre os critérios de elegibilidade está a priorização territorial de departamentos e distritos mais remotos, a fim de beneficiar de forma equitativa as escolas e faculdades em todo o Sistema Educacional.

Da mesma forma, serão priorizadas propostas relevantes com a faixa etária proposta, que apresentem coerência interna entre objetivos, atividades, resultados e metas e, de inovação, que desenvolvam propostas criativas e abordagens diferentes ou apresentem algum valor acrescentado.

Os projetos a serem apresentados deverão ser enviados para o e-mail programdelectura@mec.gov.py, indicando como assunto “Escritores para a escola”, com as correspondentes assinaturas dos responsáveis, em formato PDF.

Os redatores deverão apresentar prestação de contas e relatório detalhado de toda a atividade realizada nas salas de aula com os alunos, no período de quinta-feira, 7 de novembro, a segunda-feira, 11 de novembro.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo