Empoderamento da Mulher Rural para o desenvolvimento sustentável é tema central do I Fórum Nacional
Assunção, Agência IP.- O I Fórum Nacional de Mulheres Rurais acontece desta quarta-feira, 23, a sexta-feira, 25, na cidade de Pilar, Ñeembucú, com o objetivo de contribuir com o empoderamento para o desenvolvimento sustentável.
Organizada pelos Ministérios da Mulher e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (MADES), em coordenação com o Ministério da Agricultura e Pecuária, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Rural e no âmbito das ações da Comissão Interinstitucional para a Aplicação de a Lei nº 5.446/15 Políticas Públicas para a Mulher Rural (CIAL) e o Projeto Paraguai + Verde.
Os objectivos deste fórum, que terá início com dois dias de workshop, são fortalecer as capacidades das mulheres rurais para o seu acesso e utilização de instrumentos políticos relativos a serviços produtivos, financeiros e tecnológicos, em harmonia com o ambiente, a educação, a saúde, a protecção social. , segurança alimentar e infraestrutura social e produtiva fornecida pelo Estado.
Busca também resgatar os interesses, necessidades e expectativas das mulheres rurais, em relação aos recursos naturais, produtivos e ao meio ambiente. Da mesma forma, formar a Rede de Mulheres Rurais como mecanismo nacional de monitoramento da aplicação das regulamentações mencionadas e promover a visibilidade, o empoderamento e a liderança das mulheres rurais e reconhecer sua liderança na aplicação do mecanismo REDD+.
Este evento dirigido às mulheres líderes rurais das Regiões Oeste e Leste e ao Encontro Especializado da Agricultura Familiar, procura destacar o importante papel que elas têm na conservação e preservação do ambiente e, fundamentalmente, das florestas, da água e da biodiversidade.
O CIAL é o órgão estratégico de trabalho técnico para fins de articulação de ações para a efetiva aplicação da Lei da Mulher Rural, que é presidido pelo Ministério da Mulher e é composto por 33 instituições públicas.
Os resultados esperados desta reunião incluem a formação de uma Rede Nacional de Mulheres Rurais, para monitorizar o exercício dos seus direitos de acesso e utilização de instrumentos políticos; a aplicação do CIAL a partir de uma abordagem de salvaguardas sociais e ambientais; e instituições governantes de políticas públicas, que conheçam as principais prioridades e necessidades das mulheres rurais.
Para encerrar o fórum, na sexta-feira, dia 25, será realizada a apresentação do Nono Relatório Nacional de Aplicação da Lei em questão, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Rural, na esplanada do Museu Cabildo de Pilar.
Participarão representantes de instituições públicas dos Ministérios da Mulher; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Agricultura e Pecuária; Instituto Nacional de Florestas; de Economia e Finanças; Crédito de Habilitação Agrícola; Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e Fundiário, que compõem o CIAL e que são 33 entidades públicas.
Agências das Nações Unidas, como o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, também estarão representadas; a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Sobre Paraguai + Verde
Paraguai + Verde surge em reconhecimento ao Fundo Verde para o Clima (GCF) pela redução das emissões de gases de efeito estufa decorrentes de mudanças no uso do solo entre 2015 e 2017. A iniciativa realizará ações da Estratégia Nacional Florestal para o Crescimento Sustentável (ENBCS) e operacionalizar e capitalizar o Fundo para as Alterações Climáticas (FCC).