Eles realizam melhorias nas estradas e fornecem água potável para comunidades vulneráveis no Chaco
Assunção, Agência IP.- O Ministério de Obras Públicas informa sobre as obras de manutenção de estradas realizadas em comunidades do Chaco Paraguaio, bem como a distribuição de 170 mil litros de água potável a 32 famílias das comunidades indígenas de 10 de Junio, Amistad, Jesubi e Santo Domingo; bem como para 67 famílias de Laguna Negra, Primavera, 220, Santa Teresita e Campo Loa D17, em Mariscal Estigarribia.
Estas ações do Ministério das Obras Públicas e Comunicações fazem parte do plano conjunto executado com os governos locais de acordo com as prioridades de cada município, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconómico da região e para a melhoria da qualidade de vida da sua população residente.
Neste âmbito, no departamento de Boquerón, Distrito nº 17 do MOPC, foram realizadas obras de manutenção de estradas e assistência comunitária durante a primeira semana de novembro.
Uma das intervenções mais importantes ocorreu na zona de Joel Estigarribia, onde foram realizados trabalhos de perfilagem e formação de plataformas, com elevação e remendos em partes com duplo grau, detalhou a Direção de Estradas do Bairro.
Esta obra teve uma extensão de 15 quilómetros, do km 145 ao 160 na Travessia do Pelicano, atingindo um volume de trabalho de 1.150 metros cúbicos. As melhorias beneficiam diretamente os produtores agrícolas, pecuários e agroindustriais residentes nesta parte do Chaco Paraguaio.
Para estas operações, a Direcção de Estradas de Bairro mobilizou uma significativa frota de maquinaria que incluía motoniveladoras, carregadoras, retroescavadoras, tractores agrícolas, camiões basculantes e camiões-cisterna, bem como equipamentos auxiliares, para garantir a execução eficiente da obra.
Da mesma forma, foi realizada a reparação e manutenção de equipamentos rodoviários nas áreas da rota PY09- General Eugenio A. Garay- Nueva Assunção (comunidade Siracua – Parque / Tenente Enciso) e em Lagerenza-Fortín 4 de Mayo e Campo Alegre – Virgen do Rosário.