Paraguai

Eles intervêm em uma propriedade onde operava mineração de criptografia em Ciudad del Este

Assunção, Agência IP.- A Administração Nacional de Energia Elétrica (ANDE) interveio em uma propriedade dedicada à mineração de criptografia no departamento de Alto Paraná. Os prejuízos causados ​​à estatal giram em torno de R$ 92 milhões.

O procedimento foi realizado por meio de cooperação interinstitucional entre a Administração Nacional de Energia Elétrica (ANDE), o Ministério Público e a Polícia Nacional, no bairro Ysapy, em Ciudad del Este, departamento de Alto Paraná.

No imóvel foi identificada uma fonte cuja ligação à rede de distribuição elétrica foi feita de forma clandestina e sem qualquer tipo de medição, alimentando irregularmente 10 processadores de criptomoedas.

Diante desta situação, foi apresentada denúncia formal à Unidade Penal nº 9 do Ministério Público pelo crime de furto ilegal de energia elétrica, no âmbito da Lei nº 7.300/2024 do Paraguai, “Que protege a integridade do sistema. elétrica, dispõe sobre a apreensão e perda de bens associados a atos puníveis e altera o artigo 173.º da Lei n.º 1160/1997 do Código Penal.”

Durante a verificação foi detectada uma corrente média por fase de 37 amperes em baixa tensão, o que equivale a uma carga total de 24,42 kW. Isto representa um dano patrimonial estimado em G. 92.000.000, derivado da irregularidade detectada. Este valor, além das despesas de intervenção e aplicação da multa nos termos da Lei nº 966/64, deverá ser pago pelos responsáveis ​​pelo crime.

Na operação, que contou com acompanhamento policial, o procurador responsável Alcides Giménez ordenou a apreensão das 10 máquinas de processamento que foram desmontadas no local e colocadas à disposição do Ministério Público, permanecendo sob proteção na sede da ANDE.

A ANDE lembra aos cidadãos em geral que “roubar energia elétrica é crime” (Lei nº 7.300/2024), com pena de até 10 anos de prisão.

Qualquer denúncia de roubo de energia pode ser feita pelo site www.ande.gov.py ou para o Contact Center pelo telefone 021-160 na opção 2, de forma confidencial.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo