Paraguai

Eles discutirão as oportunidades do hidrogênio verde no Paraguai

Assunção, Agência IP.- A produção de hidrogênio verde no Paraguai e as estratégias para desenvolver esse combustível limpo serão o foco central de uma conferência organizada pela Câmara das Construtoras de Obras Elétricas (Cecoel). O evento, de acesso gratuito e aberto, contará com a participação de um dos principais especialistas internacionais em energias renováveis.

Entre os temas a serem discutidos estão o posicionamento do Paraguai no contexto global de novos combustíveis limpos – gerados a partir de fontes renováveis ​​como solar e eólica, que não emitem gases de efeito estufa –, o marco regulatório necessário para atrair investimentos e a colaboração público-privada. modelos para promover a produção de hidrogénio verde e seus derivados.

A conferência de abertura intitulada “Paraguai e Hidrogênio Verde: Oportunidades, Contexto Global e Estratégias de Desenvolvimento”, será realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro, às 19h, na sede da União Industrial Paraguaia (UIP), Avda Sacramento 945. , com acesso gratuito e aberto.

A dissertação será ministrada por Curro Nicolau Castellanos, advogado formado em Harvard e presidente do Go Energy Group, empresa internacional especializada em projetos de energias renováveis ​​como energia fotovoltaica e hidrogénio verde, e com mais de 20 anos de experiência na transição global rumo a fontes de energia mais sustentáveis ​​e respeitadoras do ambiente.

Esta conferência de abertura será realizada no contexto do objetivo do Cecoel de promover maior inovação tecnológica na produção, distribuição e consumo de energia em nosso país. A informação foi explicada pelo presidente do sindicato, Gianmarco Felippo. “O que pretendemos é melhorar a qualidade da energia em todas as áreas, para as obras e para todos os paraguaios”, acrescentou.

Acontece que o Paraguai, embora tenha a maior capacidade de geração de eletricidade per capita da região, é um recurso limitado e está destinado a atingir o seu limite, conforme indicado. “Se não forem feitos os investimentos necessários, teremos problemas energéticos não em 10 ou 20 anos, mas em cinco”, destacou.

Daí o hidrogénio verde como alternativa. Isso não gera dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa, e se apresenta como chave para a descarbonização do transporte em suas diversas modalidades: do terrestre ao fluvial, marítimo e aéreo. Esse combustível limpo pode ser utilizado em motores de veículos, navios e aviões, contribuindo para a redução de emissões no setor, conforme explica o presidente da Cecoel.

Um elemento essencial na sua produção é a energia elétrica, pois é obtida através de um processo de eletrólise, que separa as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio. E para que seja considerada “verde”, é fundamental que a eletricidade utilizada seja proveniente de fontes renováveis, como a energia hidroelétrica, o que garante um ciclo de produção livre de emissões.

“É uma tecnologia pouco comentada, mas de uso versátil, desde transporte público até indústrias pesadas e que já está sendo utilizada em países mais desenvolvidos”, disse Felippo.

Agência Paraguaia de Informação

A Agência Paraguaia de Informação, mais conhecida pela sigla IP, foi criada em janeiro de 2009 e desde então vem realizando um trabalho jornalístico sustentado para fornecer informações verdadeiras do Estado aos cidadãos. A IP estabeleceu-se como um meio de comunicação confiável devido à sua objetividade, justiça e imediatismo. Trabalha em colaboração com mais de dez importantes agências de notícias internacionais.

Leia também

Botão Voltar ao topo