Eles construirão Centros de Atenção Integral à Primeira Infância em quatro departamentos

Assunção, Agência IP.- Os Centros de Atenção Integral à Primeira Infância serão construídos nos departamentos de Guairá, Caaguazú, San Pedro e Alto Paraná, e serão destinados à educação inicial, na faixa etária de zero a 5 anos.
É por meio da assinatura de um acordo interinstitucional entre os titulares do Ministério da Educação e Ciências, Luís Fernando Ramírez, e do Ministério da Criança e do Adolescente, Walter Gutíerrez.
O objetivo é desenvolver e aprimorar habilidades cognitivas, emocionais, sociais e linguísticas em meninas e meninos desde cedo, por meio de jogos, socialização, exploração do ambiente e outros componentes que sirvam como ferramentas ou estratégias pedagógicas de aprendizagem.
Para viabilizar essas obras de transcendental importância na educação infantil, o MEC se compromete a disponibilizar imóveis de sua propriedade, sem edificações, nas cidades de Villarrica, Guairá; Coronel Oviedo, Caaguazú; San Estanislao, San Pedro e Ciudad del Este, Alto Paraná, para construir as modernas unidades previstas neste acordo.
Da mesma forma, autoriza a realização de diligências para instalação de medidores independentes de energia elétrica e água potável, além de assumir o compromisso de pagamento da taxa de coleta de lixo.
Por sua vez, o Ministério da Criança e do Adolescente será responsável pela construção, viabilização e implantação de todos esses centros nas localidades citadas, dotando-os de mobiliário e equipamentos necessários para proporcionar conforto aos jovens estudantes e suas respectivas famílias.
Deverá também contratar e formar talentos humanos que prestarão os serviços e benefícios prestados no mesmo centro e também em regime itinerante, que contemplem a inclusão de crianças dos 0 aos 3 anos dos referidos municípios, implementação da componente comunitária e a Tabela Territorial da Primeira Infância.
Da mesma forma, serão responsáveis pelas pequenas manutenções das instalações a construir, tais como reparações, pinturas, controlo de instalações eléctricas, canalizações de água potável e outras que resultem em deteriorações típicas das actividades desenvolvidas por menores.