El Chaco estreará seu novo corredor rodoviário muito em breve
Assunção, Agência IP.- Com mais de 95% de avanço em seus principais lotes, os Corredores Agroindustriais da Região Oeste, obra conhecida como Rota do Leite, já está transformando a logística do setor lácteo e a vida dos moradores do Chaco, segundo o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).
O relatório do MOPC afirma que o pesadelo das estradas intransitáveis e do leite derramado no Chaco paraguaio em breve ficará no passado. O projeto de viabilização e manutenção dos Corredores Agroindustriais da Região Oeste está chegando à sua fase final, para inaugurar uma nova era na produção e distribuição de laticínios nesta região do país.
Caminhabilidade e nova logística
Grande parte dos 184,5 quilômetros de estradas melhoradas que fazem parte desta iniciativa já estão sinalizadas e permitem a circulação de veículos, alterando assim a logística no Chaco Central.
O lote 1, que se estende da Travessia dos Pioneros até o quilômetro 48,4 do trecho troncal, incluindo acessos vitais a Santa Cecília e Lolita, registra mais de 92% de progresso, estando em fase de sinalização e fase final de ajustes de segurança.
Ainda mais promissor é o progresso do Lote 2, que ultrapassa os 95 por cento de conclusão. Este trecho, a cargo do Consórcio Chaco Central, conecta pontos estratégicos como a Travessia Pioneros-Paratodo, Travessia Paratodo-Douglas, e inclui acessos cruciais ao Campo Aceval e à Travessia Infante Ávalos Sánchez.
O lote 3, dividido em dois setores-chave (Paratodo–Cruce Douglas e Campo Aceval–Cruce Infante Ávalos Sánchez), já concluiu suas obras de melhoria e está em fase de manutenção, sob responsabilidade da Tecnologia del Sur SAE.
Esta transformação rodoviária, possível através do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), não só garantirá um trânsito seguro durante todo o ano, mas também revolucionará a cadeia produtiva da região.
Os produtores locais, que anteriormente enfrentavam perdas significativas devido à impossibilidade de escoar a sua produção em épocas chuvosas, vão estrear em breve este novo corredor que lhes permitirá manter as suas operações sem interrupções, melhorando significativamente a eficiência na recolha e distribuição de produtos lácteos.