Dor no mundo do futebol: morreu o jogador uruguaio Juan Izquierdo

Montevidéu.-Dor profunda no mundo do futebol pela morte de Juan Izquierdo. O zagueiro central do Nacional morreu aos 27 anos após passar cinco dias internado no hospital Albert Einstein, no Brasil, onde foi internado após sofrer insuficiência cardíaca e desmaiar em campo durante a derrota e eliminação de seu time contra o San Pablo nas oitavas de final. da Copa Libertadores.
“Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Clube Nacional de Futebol anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, colegas e parentes. Todo o Nacional está de luto pela perda irreparável. Descanse em paz, Juan, você estará conosco para sempre”, escreveu a instituição em suas redes sociais, anunciando a triste notícia.
“O Hospital Israelita Albert Einstein informa com pesar o falecimento do senhor Juan Manuel Izquierdo, falecido na terça-feira, 27 de agosto, às 21h38 (horário local), em decorrência de morte encefálica após parada cardiorrespiratória associada a arritmia. disse o último boletim oficial do hospital San Pablo, onde o jogador de futebol esteve internado nos últimos cinco dias.”
Ao longo do dia, a família do jogador e a direção o acompanharam no hospital enquanto aguardavam o desfecho. Rafinha e o argentino Jonathan Calleri, integrantes do time do San Pablo, também passaram por lá. O ex-atacante do Boca ainda ofereceu seu cartão de crédito para cobrar as despesas de internação. “Ele me liga até quatro vezes por dia”, destacou Alejandro Balbi, presidente da entidade uruguaia.
“O Club Atlético Peñarol lamenta profundamente a morte de Juan Manuel Izquierdo, ex-jogador da nossa instituição. Expressamos nossas mais profundas condolências e abraçamos sua família, seus amigos e o Clube Nacional de Futebol neste momento de tanta dor”, assinou o Carbonero assim que a morte foi conhecida.
Nesta segunda-feira, 26 de agosto, foi divulgado um relatório médico alarmante sobre o estado de saúde enfrentado pelo zagueiro com passagens por Cerro, Peñarol, Montevideo Wanderers, Liverpool e Nacional do Uruguai além de uma breve passagem pelo San Luis do México.
“O paciente Juan Manuel Izquierdo permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva desde 22 de agosto de 2024, às 20h55, dependente de ventilação mecânica, com sintomas neurológicos críticos.” Horas atrás, antes dessa declaração, eles especificaram que apresentava “progressão cerebral e aumento da pressão intracraniana”.
O episódio ocorreu no Estádio do Morumbí e aconteceu após Izquierdo entrar em campo para enfrentar todo o segundo tempo no lugar de Sebastián Coates. Poucos minutos antes de fechar, o jogador de futebol caiu inconsciente após dar dois passos para trás. A equipe médica do reduto prestou-lhe atenção imediata antes de ser levado às pressas de ambulância, enquanto o público se despediu dele com aplausos.
Os relatórios do centro médico afirmavam que ele chegou “em parada cardíaca, de início indeterminado, secundária a uma arritmia”. “O hospital iniciou imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar, incluindo o procedimento de desfibrilação, tendo o paciente recuperado a circulação espontânea. Desde então, Juan está internado na Unidade de Terapia Intensiva, sedado, em ventilação mecânica e em terapia intensiva neurológica”, detalharam no laudo assinado pelo neurologista Marcos Vinicius Tadao Fujino; o cardiologista Carlos Vicente Serrano Junior; e o diretor médico, Miguel Cendoroglo Neto.
A cônsul do Uruguai em San Pablo, Marta Echarte, referiu-se à gravidade da situação durante sua internação: “Estivemos com o presidente do Nacional, Alejandro Balbi e a família de Juan Izquierdo. “A situação é praticamente irreversível”.
Selena, esposa de Juan Izquierdo, havia solicitado correntes de oração pelas redes sociais antes do desfecho fatal: “Juanma precisa de nós, sei que ele é muito amado e todos estamos ansiosos para que este momento passe. Em casa, sua filha de dois anos e seu filho de 8 dias o aguardam. Ele tem muito pelo que viver. Por favor, ore por ele.”
Seu ex-companheiro no Nacional, Luis Suárez, dedicou a vitória do Inter Miami neste sábado, 24 de agosto, ao compatriota, após marcar os dois gols com os quais os Garzas venceram o Cincinnati pela Major League Soccer. Ele mostrou uma camiseta com a mensagem “Fuerza Juan” quando marcou seu primeiro gol e acompanhou suas demonstrações de carinho nas redes sociais: “Fuerza Juan! “Estamos todos com você e sua família.”
Ambos conquistaram título pelo Nacional e, em entrevista publicada no dia 20 de janeiro no canal do clube uruguaio, Izquierdo contou o que lhe restou aquele tempo com El Pistolero: “Foi algo lindo. Embora não tenha tido muita participação, eles sempre me fizeram sentir parte. Tínhamos uma família. Esse grupo ficará marcado para sempre em meu coração. Na véspera da final, ele disse-nos que para ele esta era a taça mais importante, que tinha ambições de ganhá-la. Se fosse preciso, trocaria todos os títulos que tinha por aquela taça, pois se não a ganhasse se sentiria vazio. Todos saíram com a convicção de que, em algum momento, isso iria aparecer, e o que aconteceu aconteceu.”
Ao longo da carreira, o zagueiro de 1,84 altura disputou 139 partidas, com sete gols, cinco assistências, 36 cartões amarelos e sete expulsões (4 por dupla advertência e 3 diretas). Ele enfrentava seu segundo ciclo no Bag após passagem pelo Liverpool, no Uruguai. Até o momento, em 2024, ele acumulou 1.801 minutos distribuídos em 23 jogos e marcou seu único gol pelo Nacional, no dia 3 de maio, na vitória por 4 a 2 sobre o Racing de Uruguai, em casa, no Gran Parque Central.