Dia Mundial de Combate à Poliomielite: 39 anos sem casos no Paraguai

Assunção, Agência IP.- O Ministério da Saúde Pública informa que desde 1985 o Paraguai é considerado livre da poliomielite e que nas Américas há 30 anos sem casos de poliomielite selvagem. Neste quadro, reitera o seu apelo aos pais e cuidadores para que mantenham atualizados os calendários de vacinação dos seus filhos, garantindo a proteção das crianças e da comunidade em geral. As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todos os centros de saúde do país.
Todo dia 24 de outubro é comemorado o “Dia Mundial da Poliomielite”, com o slogan da campanha “Vamos #Acabar com a Pólio”, reafirmando o compromisso de continuar lutando contra esta doença.
Para mais informações sobre os centros de vacinação, acesse www.vacunate.gov.py ou ligue para 138, linha gratuita para consulta.
Esta data destaca a importância da vacinação na erradicação desta doença altamente contagiosa. Este ano marca 30 anos sem poliomielite selvagem nas Américas, uma conquista significativa que demonstra o impacto positivo das campanhas de imunização nas últimas três décadas.
O último caso de poliomielite no Paraguai foi registrado em 1985 e, desde então, o país manteve o compromisso com a imunização, permitindo que fosse considerado livre da poliomielite.
O Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social lembra que a Região das Américas foi certificada como livre da poliomielite selvagem em 1994. Para manter esta conquista, é essencial continuar a fortalecer as campanhas de vacinação e a vigilância epidemiológica.
A poliomielite, causada pelo vírus da poliomielite, afeta principalmente crianças menores de cinco anos, causando paralisia em poucas horas. Embora não haja cura para a doença, a sua prevenção é possível através da vacinação.
Desde a introdução da vacina hexavalente, que inclui a vacina inativada contra a poliomielite (VIP), o calendário vacinal passou a ser totalmente IPV, garantindo assim uma maior proteção na população infantil, nota a pasta da saúde.